Connect with us

De vó para neta: conheça a história de luta e sucesso da ‘Loja da Cocada’, em Petrópolis

Cidade

De vó para neta: conheça a história de luta e sucesso da ‘Loja da Cocada’, em Petrópolis

Quem vê o tamanho e a simplicidade da “Loja da Cocada”, em Itaipava/RJ, não imagina o sucesso que essa empresa familiar faz. Parada obrigatória em Petrópolis, o local é fruto de uma história de amor e luta entre três gerações de mulheres: avó, mãe e neta.

Foto Arquivo Pessoal Ana Maysa da Silva

Inaugurada em 1970 pela juiz-forana Juracema Teixeira Monteiro, agora a loja é administrada pela neta da Dona Jura, a Ana Maysa, que cresceu vendo a avó fazer as famosas cocadas e balas de coco. Mas para se tornar sucesso de vendas entre petropolitanos e turistas o caminho não foi fácil.

“É muita admiração em saber que com a bala de coco e cocada que ela fazia, ela conseguiu criar uma família com tudo do bom e do melhor”, comenta orgulhosa a neta Ana Maysa, de 29 anos.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

De aprendiz a sucesso entre as personalidades da época

Irmã de 11 irmãos e nascida em família humilde, Dona Jura sempre aprendeu que para tudo que ela queria na vida, era preciso muito esforço e dedicação. Não é à toa que começou a trabalhar aos 13 anos de idade na fábrica de feltro de Petrópolis. Mas não demorou muito para ela ver que a paixão e vocação estavam na cozinha.

Acostumada a ajudar sua mãe a fazer comida para a família de 14 membros, Juracema foi aprendendo e tomando gosto por cozinhar dentro de casa. Mas além de aprendiz, ela sempre gostou de apreciar um bom doce. Quando era criança, ela era apaixonada por uma bala de coco que só vendia no Rio de Janeiro, e para economizar dinheiro, ela resolveu testar várias receitas que encontrava em revistas até chegar na fórmula original da bala de coco da Jura, vendida há 50 anos em Petrópolis.

Percebendo o sucesso que seus doces faziam e vendo a necessidade de ganhar dinheiro, Dona Jura abriu sua primeira lojinha em Corrêas, onde chegou a vender para veranistas e personalidades, como o presidente Figueiredo, Jô Soares e Chico Buarque de Hollanda.

Foto Arquivo Pessoal Ana Maysa da Silva

Há 18 anos morando com Dona Jura, Ana Maysa pôde acompanhar e aprender as receitas e técnicas dos doces da avó, que ela tanto se orgulha. Acostumada a ajudá-la na cozinha desde criança, a neta decidiu seguir o legado das mulheres da família e assumiu a “Loja da Cocada”, ainda conhecida por muitos como “Loja da Jura”.

“Eu fui nascida e criada dentro da loja em Corrêas e eu sempre fui curiosa com isso. Como eu sempre amei vender os doces da minha avó, ela deixava eu mexer nas panelas, colocar os doces nas forminhas e atender os clientes na loja”, relembra Ana Maysa.

Foto Arquivo Pessoal Ana Maysa da Silva

Nesse Dia dos Avós, a história da Juracema e da Ana Maysa é exemplo e inspiração de cumplicidade, admiração e força entre vó e neta. “Minha vó é tudo para mim, é meu orgulho. Uma mulher guerreira que mesmo com as adversidade da vida se manteve firme sem se deixar abater”, finaliza Ana Maysa.

Para quem quiser conhecer e se surpreender com os doces da “Loja da Cocada”, o estabelecimento fica na Estrada União e Indústria, 9991, em Itaipava/RJ (em frente ao Parque de Exposições).

Foto Arquivos Sou Petrópolis
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir