Connect with us

Jornalista petropolitana é assediada virtualmente e transforma constrangimento em luta

Cidade

Jornalista petropolitana é assediada virtualmente e transforma constrangimento em luta

Diversas mulheres do ramo se mobilizaram com a causa e o que poderia ter sido ‘abafado’ pela jornalista virou uma rede de sororidade.

Postar uma foto no Facebook não deveria ser motivo para medo ou algum tipo de receio, mas não foi isso que aconteceu na última terça-feira (29). O que era para ser uma forma natural de expressar liberdade, transformou-se em um grande constrangimento para uma jornalista petropolitana, que prefere não ser identificada.

Ela publicou uma foto de costas com o corpo coberto por uma canga com a seguinte descrição: “Axé”. Sem pensar duas vezes, o comentário do assediador foi: “Prefiro a parte da frente. Sem roupa”. Vendo a repercussão negativa, ele apagou o comentário.

Reprodução de grupos de WhtasApp

A primeira reação foi de impotência, mas ela preferiu transformar essa dor em luta. “Quando eu vi o comentário fiquei muito nervosa. Não sabia como agir. Pensei e decidi expôr a situação para combater esse tipo de desrespeito. Me senti invadida, sabe? Não está sendo fácil, mas alguém tem que dar a cara para lutar por um futuro melhor”, revela emocionada a jornalista.

Segundo a presidente da OAB/Mulher em Petrópolis, Dra. Priscila Braga, a frase pode ser caracterizada como crime de assédio. “Contar piadas com carácter obsceno e sexual, avaliar pessoas pelos seus atributos físicos e tecer comentários sexuais sobre a forma de vestir ou de parecer são formas de assédio.  A mulher que passar por essa situação deve denunciar à polícia e processar o assediador”, esclarece a advogada.

Coragem que se transformou em união

Inconformada com a falta de respeito, a jornalista preferiu não se calar e usar o caso dela como instrumento de transformação, uma vez que muitas mulheres passam por essas situações, mas preferem não contar a ninguém por medo ou por vergonha. “Poderia simplesmente apagar o post, mas iria contra as minhas próprias ideologias e lutas”, ela conta.

A partir deste episódio, um movimento de sororidade começou a se formar no grupo de WhatsApp da Imprensa de Petrópolis. Foi criada uma campanha nas redes sociais para alertar às mulheres de que esse tipo de comportamento não é aceitável e precisa ser denunciado. Com a hashtag #TodosUnidosContraOassédio, diversos profissionais da área e pessoas que lutam por essa causa aderiram ao movimento.

Reprodução de grupos de WhtasApp

“Nós não somos objetos. Nós temos alma, nós temos coração. Nós temos o nosso corpo que é um local sagrado pra nós. Nós não podemos aceitar que um homem qualquer nos desrespeite dessa forma. É por isso que vamos nos unir, vamos lutar e não vamos permitir que isso aconteça. Temos que denunciar”, reforça a jornalista.

Dados da violência em Petrópolis

Dados do Dossiê Mulher 2018, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro (ISP/RJ) em Petrópolis foram registrados 3 casos de assédio sexual no ano passado. Um número pequeno, mas que reforça a importância de fazer o registro.

“É importante que a pessoa que for assediada vá a delegacia e denuncie. Lá ela vai receber toda a orientação que precisa para preservar a informação. Assim fica mais fácil identificar o suspeito e prosseguir com a investigação”, informa Dr. Claudio Batista, delegado da 105ª Delegacia de Polícia de Petrópolis.

Em 2018 foram registrados 22 casos de importunação ofensiva ao pudor, que é quando alguém nos causa algum tipo de desconforto, ou constrangimento a partir de uma conduta com conotação sexual. A maioria das vítimas desse crime em Petrópolis (36,4%) tem idade entre 30 e 59 anos e não tem qualquer relação com o assediador (63,6%).

Para denunciar:

Disque Denúncia

Basta ligar para 180. A denúncia pode ser feita de forma anônima para garantir a segurança da pessoa.

Nuam – Núcleo de Atendimento à Mulher

Localizado na 105ª DP – Retiro

24 horas por dia

Cram – Centro de Atendimento à Mulher

O Cram funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Santos Dumont, 100 – Centro. É possível entrar em contato pelo telefone (24) 2243-6152 ou, em caso de emergência, pelo número (24) 98839-7387.

Veja também:

Mais de 400 mulheres vítimas de violência já pediram ajuda esse ano no CRAM, em Petrópolis

Petrópolis terá a primeira Sala Lilás do interior do Rio para atender mulheres vítimas de violência

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir