Connect with us

Mais de 400 mulheres vítimas de violência já pediram ajuda esse ano no CRAM, em Petrópolis

Cidade

Mais de 400 mulheres vítimas de violência já pediram ajuda esse ano no CRAM, em Petrópolis

Segundo dados do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), mais de 400 atendimentos a vítimas já foram realizados somente até setembro deste ano. Esse número difere do cenário do ano passado, quando 700 mulheres não aceitaram a ajuda do CRAM por medo de denunciar.

Olhando pela perspectiva positiva, esses números apontam a maior confiança e segurança em buscar ajuda. Mas, por outro lado, os registros da violência contra mulheres seguem crescendo em Petrópolis.

Foto Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

Em 2018, Petrópolis recebeu pela primeira vez o título de cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro (em 2019 o feito se repetiu), mas ao mesmo tempo foram registrados 118 casos de estupros pela Polícia Civil da cidade, sendo que em 42,4% dos casos as vítimas tinham de 0 a 11 anos, de acordo com informações divulgadas pelo Dossiê da Mulher.

Os dados da violência contra a mulher em Petrópolis

Mais de 50% das ocorrências foram dentro da própria casa da vítima.

Ainda segundo o Dossiê da Mulher, 52,7% dos casos registrados no ano de 2018 aconteceu no lar da mulher que sofreu a agressão. O agressor variava de atual companheiro, ex ou até mesmo familiares.

Dos mais de 2.700 delitos registrados pela Polícia Civil, 35,5% são de violência psicológica.

Os crimes de ameaça e injúria foram os que mais tiveram registros realizados, sendo metade deles feitos por mulheres entre 30 e 59 anos.

Em 78% dos 118 casos de estupro que tiveram registro as vítimas eram menores de idade

Na maior parte a vítima apresentava de 0 a 11 anos (42,4%), sendo seguidos por 35,6% representando a faixa etária de 12 a 17 anos.

Foto Ilustrativa

Os números chocam e a naturalidade da violência também. Em agosto deste ano, uma mulher foi gravemente agredida pelo seu, até então, companheiro na Rua Dezesseis de Março, uma das mais movimentadas de Petrópolis. O caso repercutiu em todo o país.

Relembre o caso:

Foi na noite do dia 9 de agosto que câmeras da Dezesseis de Março flagraram Marcelo Bernardo agredindo brutalmente a sua namorada depois de discutirem enquanto andavam pela rua. De acordo com a vítima, a discussão se iniciou pois Marcelo não gostou do fato dela ter passado o dia com a filha. Ele a ofendeu, ela respondeu e logo em seguida ele iniciou a agressão

A mulher, de 49 anos, sofreu lesões graves na cabeça, rosto e braço, além de ter que realizar uma cirurgia por causa de uma lesão ocular, precisando ser internada em seguida. Marcelo foi preso no dia 12 de agosto.

As imagens chocaram e geraram revolta, mas esse cenário de medo e insegurança é a realidade de 22 milhões (37,1%) de brasileiras que assumiram ter passado por algum tipo de assédio no último ano. O dado é de um levantamento do Datafolha de 2019 para avaliar o impacto da violência contra as mulheres em um país que durante anos tratou esse assunto como privado, e Petrópolis não foge deste quadro.

Trazer visibilidade para esse tema e denunciar esse tipo de crime é essencial para que medidas protetivas sejam tomadas e para reduzir os números da violência contra a mulher.

Para denunciar:

Disque Denúncia

Basta ligar para 180. A denúncia pode ser feita de forma anônima para garantir a segurança da pessoa.

Nuam – Núcleo de Atendimento à Mulher

Localizado na 105ª DP – Retiro

24 horas por dia

Cram – Centro de Atendimento à Mulher

O Cram funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Santos Dumont, 100 – Centro. É possível entrar em contato pelo telefone (24) 2243-6152 ou, em caso de emergência, pelo número (24) 98839-7387.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir