Connect with us

9 trilhas com um visual incrível em Petrópolis

Lazer

9 trilhas com um visual incrível em Petrópolis

Apesar de pouco conhecidas pelos petropolitanos, todas elas têm paisagens paradisíacas.

Com mais de 200 trilhas, Petrópolis recebe cerca de 150 mil pessoas por ano entre maio e setembro, que vêm em busca exclusivamente desse contato com as montanhas e as belezas naturais do município.

A Temporada de Montanhismo foi, finalmente, aberta e para celebrar o início da época mais propícia para praticar atividades em montanhas, convocamos o experiente time de instrutores e profissionais da Trio Trilhas para listar 9 trilhas ainda pouco conhecidas pelos petropolitanos com um visual paradisíaco. Vale lembrar que é indicado fazer esses passeios acompanhado de um guia e em dias em que não há previsão de chuva.

1. Portais de Hércules

No coração do Parque Nacional Serra dos Órgãos, localizado entre os municípios de Guapimirim e Petrópolis, encontra-se esse que é considerado um dos mais belos mirantes do Brasil. De lá, é possível contemplar toda a beleza e grandeza da Serra e a cadeia de montanhas pontiagudas que deram nome ao parque.

Altitude: 2000m

Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO)

Tempo: aproximadamente 8h partindo da entrada do Setor Petrópolis do parque, no Bonfim.

Foto Instagram @brunocastanon

2. Pico do Glória

Essa é uma trilha pesada que fica escondida no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), mas ao mesmo tempo, é considerada uma das mais bonitas do local. Pouco conhecida e visitada, a trilha começa por cima da cachoeira do Véu da Noiva e passa por partes escorregadias e que exigem lances técnicos. Por isso, é extremamente recomendado que se faça com algum profissional que conheça o caminho e com um grupo pequeno.

Altitude: 1900m

Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO)

Tempo: 4h a 5h partindo da entrada do Setor Petrópolis do parque, no Bonfim.

Foto Arquivos Pessoas Trio Trilhas / Na foto, Antônio César Silveira Ávila, montanhista desde 1975.

3. Taquaril – Maria Antonieta

A trilha começa pelo sítio Girassol da Laje, após o circuito dos caminhos do Brejal, e durante o percurso você pode apreciar uma beleza natural incrível. Ao longo do caminho. pode-se notar uma vegetação muito bonita, o “mapa do Brasil”, esculpido naturalmente em uma das pedras e um visual encantador no cume.

Altitude: 1869m

Local: Posse

Tempo: de 2h a 3h

Foto Arquivos Pessoas Trio Trilhas

4. Morro da Bandeira

O início da trilha se dá no mesmo local de partida para o Alcobaça e para a Travessia Uricanal. A área é protegida pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), porém, é gratuito, e a entrada é antes da portaria do parque, próximo ao famoso “tourinho” no Bonfim. Trilha de nível moderado, mas é recomendado ir com quem conheça o caminho e possa guiar com segurança. Visual magnífico no cume da montanha!

Altitude: 2045m

Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) / Bonfim

Tempo: 5h a 6h

Foto Arquivos Pessoas Trio Trilhas

5. Pedra da Cuca

Ótima trilha na região do Vale das Videiras, com vista para os municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira. De um lado, um mar de pequenas montanhas lindas dessas cidades e do outro lado, algumas montanhas de Petrópolis. Trilha leve/moderada, e um pouco íngreme. Além de fazer a trilha, é possível curtir a cachoeira da Ponte Funda, que fica bem próxima ao local.

Altitude: 1701m

Local: Vale das Videiras

Tempo: 3h

Foto Arquivos Pessoas Trio Trilhas

6. Pico do Sol

Do Pico do Sol é possível ver um alvorecer incrível da cidade, além disso, também é ponto de rapel. Trilha leve/moderada.

Altitude: 1686m

Local: Vincenzo Riveth

Tempo: 40 min

Foto Arquivos Pessoas Trio Trilhas

7. Pedra do Elefante

A Pedra do Elefante é formado pela Jacuba maior e Jacuba menor. O visual surpreende pela grandiosidade desta montanha de granito. A trilha é moderada/semi pesada com escalaminhada.

Foto Arquivos Pessoas Trio Trilhas

*Jacuba maior

Altitude: 1460m

Local: Posse

Tempo: de 3h a 4h

*Jacuba menor

Altitude: 1380m

Local: Posse

Tempo: 2h30 a 3h

8. Mãe d’Água

Essa montanha faz parte do Parnaso, mesmo não entrando pela portaria do parque. O visual do cume é fantástico, com o imponente Alcobaça de um lado e o vale do Bonfim e a cidade de Petrópolis do outro. Trilha moderada a pesada.

Altitude: 1630m

Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO)

Tempo: 3h

Foto Arquivos Pessoas Trio Trilhas

9. Castelinho ou Meu Castelo

Uma das trilhas mais conhecidas na cidade por conta de sua facilidade de acesso. Curta e de nível fácil, a trilha traz um lindo visual e, principalmente, um incrível pôr do sol. Recomendada para iniciantes e, frequentemente, visitada por montanhistas antigos, é uma das mais queridas em Petrópolis.

Altitude: 1245 min

Local: Morin

Tempo: de 40 min a 1h

Foto Arquivos Pessoas Trio Trilhas

A Trio Trilhas é formada por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferencem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre trilhas em Petrópolis e agendar um passeio guiado ligue ou fale pelo WhatsAppp com a Trio Trilhas: (24) 98807-7721.

E para você que quer começar com trilhas um pouco mais leves que essas, confira a matéria que preparamos com 9 lugares incríveis para ver o pôr do sol em Petrópolis.

Veja também:

8 passeios em Petrópolis para quem ama natureza

7 passeios para curtir o dia no PARNASO, em Petrópolis

Esse post foi feito em parceria com a Trio Trilhas
Trio Trilhas no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir