Connect with us

Apaixonado por música desde criança, petropolitano constrói carreira promissora em Portugal  

Cidade

Apaixonado por música desde criança, petropolitano constrói carreira promissora em Portugal  

Reinaldo Costa é professor de música e está gravando o seu primeiro álbum

Nascido e criado em Petrópolis, a infância de Reinaldo Costa foi marcada por simplicidade, tranquilidade e o convívio familiar. Como muitas crianças da época, ele dividia a rotina escolas com as tarefas domésticas, mas sempre com a música presente em sua vida. Desde os 4 anos de idade, ele já se arriscava a tocar o violão do pai, mesmo que o instrumento fosse quase “intocável” para uma criança.

Esse contato precoce foi o início de uma relação profunda com a música, influenciada principalmente pela mãe, que sempre cantava em casa e na igreja.

Foto: arquivo pessoal

Juventude desafiadora

A juventude, no entanto, trouxe desafios. Após a perda da mãe, Reinaldo precisou assumir responsabilidades mais cedo, começando a trabalhar na contabilidade. Com o tempo, passou aprender a gerenciar o dinheiro, planilhas e outros assuntos financeiros. Mesmo assim, a música continuava a ocupar um espaço importante, inicialmente como hobby.

“Foi nesse período que descobri que a música seria mais que uma paixão, tornando-se um caminho profissional para mim”, conta Reinaldo.

Foto: arquivo pessoal

Primeiros passos como músico

Os primeiros passos de Reinaldo como músico profissional aconteceram ainda em Petrópolis, onde foi convidado a tocar em um festival de música vocacional. A partir daí, começou a explorar a composição e a orquestração, áreas em que se destacou.

“A diversidade de estilos musicais que me interessavam era  Soul, R&B, Jazz e Funk, que me ajudou a moldar meu trabalho. Mas  foi o piano, instrumento que me fascinou desde cedo, que tornou minha principal forma de expressão”.

Talento reconhecido

Sua carreira como professor de música começou de forma quase natural, com elogios de amigos e professores que reconheceram seu talento ainda jovem.

“A vocação para ensinar música foi uma extensão da minha paixão pela arte, conta Reinaldo que inspirou muitos alunos ao longo dos anos.

Foto: arquivo pessoal

Virada na vida profissional

A grande virada em sua vida profissional aconteceu quando, já adulto e trabalhando em um grande escritório, Reinaldo recebeu o convite de um amigo para integrar um projeto musical em Portugal.

“A oportunidade era tentadora, mas cercada de incertezas. A decisão de deixar Petrópolis e abraçar a carreira musical em outro país foi difícil, mas decisiva. Em Portugal encontrei não só um novo lar, mas também um novo caminho para expandir meu trabalho como professor de música”, conta.

Adaptação no outro país

A adaptação à vida em Portugal, tanto pessoal quanto profissional, para Reinaldo não foi fácil, tanto pela cultura e pelo ambiente novos. Mas o músico, determinado a fazer sua paixão pela música prosperar, encarou os desafios.

“Meu estilo único e a abordagem musical cativaram os portugueses, tanto que logo comecei a lecionar em escolas, compartilhando meu conhecimento com alunos brilhantes”.

Foto: arquivo pessoal

Novos projetos

Hoje, Reinaldo está plenamente adaptado à vida em Portugal. Ele vê com orgulho a trajetória que construiu e está focado em novos projetos.

“Além de expandir minha carreira como professor, estou gravando meu primeiro álbum, que representa a realização de um sonho de longa data. Mas prefiro ‘estar por trás das cortinas’, sem a pretensão de me tornar uma estrela”, diz Reinaldo.

Música como superação

Para Reinaldo, a música foi e continua sendo a chave para a superação dos desafios, tanto pessoais quanto profissionais.

“Através da música encontrei não só um propósito, mas também uma maneira de deixar minha marca no mundo, seja inspirando meus alunos ou compondo canções que ressoam minha própria jornada”, finaliza.

Foto: arquivo pessoal

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir