Petrópolis registra 172 incêndios em vegetação nos últimos três meses
O tempo seco e sem chuvas favorece a propagação do fogo e coloca o meio ambiente e a vida selvagem em risco
Cidades brasileiras estão quase todas cobertas por uma enorme nuvem de fumaça. Em vários estados é quase impossível ver o céu azul. Segundo o Climatempo, essa fumaça é proveniente de queimadas do Pantanal, Amazônia, Cerrado e também de países vizinhos como a Bolívia, Paraguai e Argentina. O mesmo acontece com Petrópolis, que vem registrando aumento nos casos de queimadas nos últimos meses.
Foto: reprodução rede social
Dados
O Corpo de Bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), entre os dias 1° de junho e 31 de agosto deste ano, atendeu 172 ocorrências de incêndio em vegetação em Petrópolis. No mesmo período de 2023 foram contabilizadas 72 ocorrências.
Registros em Petrópolis
Petrópolis registrou três grandes focos de incêndio entre os dias 14 de julho e 24 de agosto. O primeiro incêndio em vegetação foi no Morro do Castelinho, outro na região do Castelo São Manoel, que se aproximou das residências da localidade e em Cascatinha.
Foto: reprodução rede social
Como evitar os incêndios florestais
A corporação explica que no período de estiagem, compreendido entre os meses de maio e outubro, aumenta muito a incidência de incêndios florestais no Estado do Rio de Janeiro. O tempo seco e sem chuvas favorece a propagação do fogo e coloca o meio ambiente e a vida selvagem em risco. Por isso é preciso estar atento.
“A renovação do pasto, prática comum na agricultura, está entre as principais causas das queimadas. A queima de lixo também é extremamente perigosa e ilegal. Além de poluir o meio ambiente, pode facilmente se transformar em um incêndio florestal devastador. Os balões e guimba de cigarro também representam um grande perigo, pois podem iniciar incêndios e causar danos irreversíveis”.
Como denunciar incêndios criminosos?
Em Petrópolis os canais de denúncias seguem ativos e sob alerta. As denúncias podem ser realizadas pelo Linha Verde, nos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253-1177 (capital). Há também o aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, disponível para Android ou IOS, onde é possível anexar fotos e vídeos.
Além disso, as queixas podem ser prestadas na página do facebook ou pelo site do Disque Denúncia. Em todas as opções o anonimato é garantido.
No Estado do Rio de Janeiro, as denúncias podem ser feitas tanto pelo Disque Denúncia (181), em uma delegacia próxima, na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e com os próprios bombeiros, no número 193.
Foto: reprodução rede social
Alerta da Defesa Civil de Petrópolis
A Defesa Civil de Petrópolis emitiu um aviso meteorológico devido ao tempo que permanece quente e seco em Petrópolis, com previsão de céu com poucas nuvens, sem chuva, temperaturas máximas em torno de 33°C e valores de umidade relativa do ar abaixo de 30%, até sábado (14).
O órgão informou que permanecerá monitorando as condições do tempo e emitirá alertas, informes ou atualizações quando necessário. Por isso, é necessário fazer o cadastro do CEP por meio do envio de mensagem de texto para o número 40199.