Connect with us

Conheça o fotógrafo petropolitano que foi o 1º brasileiro a entrar na lista dos melhores profissionais de casamento

Cidade

Conheça o fotógrafo petropolitano que foi o 1º brasileiro a entrar na lista dos melhores profissionais de casamento

[Dia da Fotografia] Há 20 anos, Giovani Garcia dedica sua jornada no mundo da fotografia

Giovani Garcia, aos 43 anos, é um talentoso fotógrafo petropolitano que começou sua jornada no mundo da fotografia aos 20 anos. A paixão por capturar imagens foi descoberta durante seu primeiro emprego em um laboratório fotográfico em Petrópolis, onde, ao passar horas revelando fotos, surgiu o desejo de criar suas próprias imagens.

No início de sua carreira, o maior desafio foi a transição de um trabalho formal para seu próprio negócio, trazendo incertezas. Hoje, 23 anos depois, Giovani não tem dúvidas que tomou a melhor decisão.

Nesta segunda-feira (19), celebrado o Dia da Fotografia, conheça a história do primeiro fotógrafo brasileiro a estar na lista internacional dos melhores profissionais de casamento: Best of Wedding Photograph.

Foto: arquivo pessoal Giovani Garcia

Estilo fotográfico

O estilo fotográfico de Giovani é marcado por sua preferência por imagens reais e impactantes, que evocam sentimentos no observador. A influência do fotojornalismo é evidente em suas fotografias de eventos sociais, onde busca capturar a essência do momento. Além disso, clipes musicais e filmes têm sido grandes fontes de inspiração para ele, servindo como referência visual.

“Antes de cada sessão me preparo cuidadosamente, converso com os clientes para entender suas expectativas e necessidades. Acredito que, com tanta inspiração disponível nas redes sociais, é comum que as pessoas se confundam sobre o que realmente desejam. A comunicação é essencial para alinhar expectativas”, diz.

Foto: arquivo pessoal Giovani Garcia

Criatividade

A criatividade de Giovani é um ponto forte, desenvolvida desde o início de sua carreira, quando, sem muitos recursos, precisou improvisar e inovar para se destacar.

“Além das áreas da fotografia, encontro inspiração para fotografar na música, arte e séries, mantendo a mente aberta para novas ideias”.

Foto: arquivo pessoal Giovani Garcia

Da fotografia analógica à digital

Apesar de já ter fotografado com filme, hoje Giovani prefere a fotografia digital, devido aos recursos que essa tecnologia oferece. Quando se trata de equipamentos, Giovani opta por câmeras versáteis, leves e de fácil acesso, permitindo-lhe ser ágil e discreto durante as sessões. 

“Acredita que o impacto das fotografias reside na capacidade de capturar e transmitir sentimentos, histórias ou até algo irreverente, sempre buscando provocar uma reação emocional no espectador”, coloca o fotógrafo. 

Foto: arquivo pessoal Giovani Garcia

Projetos inspiradores

Giovani conta que um dos projetos mais significativos de sua carreira foi acompanhar casais em suas viagens de lua de mel, criando imagens em locais paradisíacos. 

“Com esse projeto evoluí para o ‘destination wedding’ (casamento no destino), que me levou a fotografar casamentos em 20 países e dezenas de cidades ao redor do mundo”, conta.

Foto: arquivo pessoal Giovani Garcia

Prêmios como fotógrafo

Ao longo de sua carreira, Giovani aprendeu que as imagens mais importantes não são necessariamente as mais esteticamente perfeitas, mas sim aquelas que evocam memórias e sentimentos. Sua excelência foi reconhecida em diversas ocasiões, sendo o primeiro fotógrafo brasileiro a figurar na lista internacional dos melhores profissionais de casamento “Best of Wedding Photograph”, além de receber prêmios internacionais como o “National Geographic”, “WPS”, “WPJA”, “Fearless” e “One Eyeland”.

Para os aspirantes à fotografia, Giovani deixa um conselho: “estude muito, estabeleça metas de crescimento, defina seu foco e, acima de tudo, nunca pare”, finaliza.

Foto: arquivo pessoal Giovani Garcia

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir