Agência dos Correios no Centro de Petrópolis deve ser reaberta em outubro deste ano
Imóvel histórico está fechado desde abril para obras de restauro
O prédio histórico dos Correios de Petrópolis está fechado desde o início de abril deste ano para receber obras de restauração. Segundo a instituição, a previsão é de que em outubro deste ano a agência seja reaberta no prédio auxiliar, localizado no n° 350 da Rua do Imperador.
Foto: Arquivo
Prédio não será mais vendido
Inicialmente, os Correios haviam informado que os prédios que geram prejuízos e que, mesmo com reforma, não trariam benefícios, seriam vendidos. Este era o caso da agência em Petrópolis.
Em novembro de 2023, porém, a estatal informou que o imóvel, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), não seria mais vendido, devido ao seu valor simbólico e de relevância para a história do Brasil.
“A atual gestão dos Correios reitera que, após rever a situação da carteira imobiliária, decidiu por manter os imóveis de valor simbólico para a empresa, como o prédio histórico dos Correios em Petrópolis. Desta forma, o prédio não será alienado”, informou a instituição à Sou Petrópolis.
Fotos: @manutencaopetropolis
A história da sede
O edifício foi construído em 1922, no início da era republicana. Porém, a história dos Correios em Petrópolis data de muito antes. Uma das mais antigas do país, a primeira agência na cidade foi criada em 1848, por meio de um decreto de Dom Pedro II.
De acordo com o livro “Os Correios de Petrópolis – Um passeio pela História”, de Vera Maria Muller Taulois, em 1921, a Princesa Isabel cedeu uma parte dos jardins do Palácio Grão-Pará para a construção do atual prédio.
Este foi um de seus últimos feitos antes do falecimento naquele mesmo ano. Conforme consta, a única solicitação feita pela princesa foi que o busto de seu pai, Dom Pedro II, permanecesse à entrada da agência.
Fotos: @pedro_vazper
Independência do Brasil
O historiador petropolitano Joaquim Eloy acrescenta que o imóvel foi pensado, justamente, para servir de sede dos Correios em Petrópolis e foi construído como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil.
“Outra agência dos Correios que se baseou na mesma inspiração arquitetônica foi a de Niterói. São até bem parecidos, ambos prédios comemorativos”, comenta.
Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC
Atendimento em outras agências
O atendimento ao público está sendo realizado nas seis agências dos Correios na cidade. De acordo com os Correios, os colaboradores da unidadeforam remanejados para as agências do próprio município. São elas:
- AGF Cidade Imperial – Rua 16 de Março, 322 – Centro
- AGF Coronel Veiga – Rua Coronel Veiga, 1.988 – Coronel Veiga
- AGF Polo Bingen – Rua Bingen, 2.170 – Bingen
- AC Itaipava – Estrada União Indústria, 11870, Itaipava
- AC Posse – Estrada Silveira da Mota, 42, Posse
- AC Pedro do Rio – Estrada União Indústria, 19297, Pedro do Rio