Projeto do RJ escolhe Petrópolis para celebrar a vida de pacientes em tratamento oncológico
[Dia do Turista] ‘Projeto Social Amigas do Peito Por Aí’ proporciona passeios para pacientes com câncer poderem curar as dores emocionais e psicológicas por meio de experiências turísticas em grupo
Nesta terça-feira (13) é celebrado o Dia do Turista. E Petrópolis é o destino para muitos, seja pelos pontos turísticos, clima, gastronomia, cultura e para comemorar algum momento especial. Esse é o caso do “Projeto Social Amigas do Peito Por Aí” que escolheu a cidade para “celebrar a vida” com as pacientes que estão em tratamento oncológico.
Foto: divulgação arquivo pessoal – Jociane Monteiro
Lazer como cura
O diagnóstico de uma doença oncológica é doloroso para muitas mulheres, que acabam se privando dos momentos de lazer, seja por questões sociais ou emocionais, ou ainda por medo dos julgamentos que a sociedade ainda insiste em sobrepor sobre a doença. Quebrando esses estigmas, o “Projeto Amigas do Peito Por Aí”, da cidade do Rio de Janeiro, inclui na rotina das pacientes a arte e o turismo, como poder de curar as dores emocionais e psicológicas. Pensado e idealizado pela agente de viagens Jociane Monteiro e pela fisioterapeuta Juliana de Moraes, os passeios e atividades são oferecidos de forma gratuita às pacientes.
Foto: divulgação arquivo pessoal – Jociane Monteiro
“Enquanto estamos assistindo uma peça, uma exposição ou vivenciando momentos agradáveis em outras cidades e conhecendo algum ponto turístico, levamos nossos pensamentos para o momento de prazer, tiramos o foco da dor, desconectamos, ainda que por pouco tempo, da preocupação, ansiedade ou mesmo medo dos próximos exames, das sessões de quimioterapia ou radioterapia. Quando são apresentadas ao Projeto, elas percebem que podem furar suas bolhas e juntar-se a outras mulheres que estão vivendo a vida conforme ela deve ser vivida. É a partir do diagnóstico, é que muitas vezes a ficha cai, que cada dia é único”, diz Jociane.
Petrópolis para celebrar a vida
A vinda a Petrópolis estava no roteiro do “Amigas do Peito Por Aí” desde 2019, quando foi idealizado por Jô e Juliana, que já conheciam a cidade. Mas por motivos logísticos, o passeio só pôde ser realizado no ano passado. Casa do Colono, Museu Imperial, Catedral, Palácio de Cristal, Orquidário Binot e Palácio Quitandinha foram alguns dos atrativos visitados pelo grupo. O Museu Imperial e o Palácio Quitandinha foram os pontos destacados, pelas 46 mulheres, como momentos bem especiais da viagem, já que puderam vivenciar os encantamentos, que até então, só eram conhecidos por relatos de outros e pelos veículos de comunicação.
Foto: divulgação arquivo pessoal – Jociane Monteiro
“Ter a Cidade Imperial aqui tão próximo de nós, com seus encantos, tão rica de História, e saber que muitas mulheres nunca tinham tido oportunidade de sentir de perto, isso nos encheu ainda mais de desejo de levá-las para conhecer. A cada fato histórico que era apresentado, de forma tão rica e cuidadosa pela guia, era uma vibração e o despertar de novas curiosidades no grupo. Foi um passeio em comemoração a vida, mostrar para as pacientes que existe vida após o diagnóstico do câncer, que o diagnóstico não é sentença de morte”.
Recepção de afeto
E não é só isso. Neste Dia do Turista, Jô ressalta o trabalho dos profissionais de Guia de Turismo que atendem com todo profissionalismo para que experiências únicas sejam vividas na cidade. O grupo “Amigas do Peito Por Aí” foi recepcionado pela Guia de Turismo Raquel Neves.
Foto: divulgação arquivo pessoal – Jociane Monteiro
“Já no primeiro contato com a Raquel, percebi que algo de muito especial ela tinha a nos oferecer. E realmente foi o que aconteceu. Ela preparou o roteiro de forma muito cuidadosa, se preocupando com a característica do grupo, com o tempo de deslocamento entre uma atração e outra, e todos os detalhes. Ela entendeu nossa forma de trabalhar com o grupo. Ter a parte histórica apresentada por ela, é como se de fato trouxéssemos um pouquinho das histórias de Petrópolis com a gente”, conta Jociane Monteiro.
Foto: divulgação arquivo pessoal – Jociane Monteiro
“Foi gratificante demais receber um grupo de mulheres que passaram e passam por muitas provações devido ao câncer, que batalham para ficarem curadas e que escolheram Petrópolis para comemorar a vida. Mulheres com vontade de viver, com sorriso no rosto, curtindo cada momento. Com certeza é um tour que guardarei no meu coração até meus últimos dias. Foi emocionante fazer parte dessa história”, diz Raquel Neves, que integra a Associação dos Guias Petropolitanos (AGP).
Foto: divulgação arquivo pessoal – Jociane Monteiro
Conheça mais sobre o ‘Projeto Amigas do Peito Por Aí” pelo Instagram @amigasdopeitoporai.
Veja também: