UNIFASE inaugura espaço do Serviço de Psiquiatria no Ambulatório Escola
O serviço é conveniado ao SUS, com atendimentos gratuitos feitos a partir de encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) inaugurou na última semana o espaço do Serviço de Psiquiatria do Ambulatório Escola, que faz parte do complexo de saúde mental do AMBE.
Foto: divulgação
Atendimentos gratuitos
O ambulatório, que funciona na Rua Hyvio Naliato, 899, em Cascatinha, é conveniado ao Sistema Único de Saúde e oferece atendimentos gratuitos, realizados a partir do encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação do Município.
A diretora geral da UNIFASE, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, explica que o investimento da instituição nessa área é fruto de um processo de amadurecimento do pensar na formação do médico.
“A população precisa de um espaço que ofereça serviço de qualidade em saúde mental. As estatísticas revelam que a questão dos transtornos mentais se apresenta desde a camada menos favorecida socialmente até os grandes executivos e líderes, que são submetidos a muito estresse. Então, as condições humanas estão apontando para a necessidade do cuidado com a pessoa. Contamos com uma equipe empenhada em desenvolver o serviço de psiquiatria e um currículo que abraça essa tendência”.
Novo espaço
No novo espaço, preceptores e alunos da UNIFASE terão acesso a dois modernos Centros de Estudos, que funcionarão integrados às salas de atendimentos para capacitação em tempo real durante o período de estágio. Além disso, os acadêmicos terão à disposição o novo Laboratório de Pesquisa em Neurociências e Saúde Mental, iniciativa importante na formação médica, que possibilita a vivência do método científico aplicado ao aperfeiçoamento do pensamento crítico, da capacitação para a solução dos problemas dentro das neurociências e para a geração de conhecimento.
Foto: divulgação
“Esse é mais um passo importante na concepção dos objetivos da Fundação de oferecer educação de qualidade, primordialmente na área da saúde, mas servindo à população de Petrópolis”, frisa o presidente da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da UNIFASE, Jorge Dáu.