Mais de 37 mil pessoas estiveram presentes no primeiro Festival Literário Internacional de Petrópolis
Flipetrópolis aconteceu entre os dias 1 e 5 de maio, no Palácio de Cristal, com mesas de debates, presença de autores renomados, programação infantil e muito mais
O Festival Literário Internacional de Petrópolis, Flipetrópolis, realizado entre os dias 1.º e 5 de maio no Palácio de Cristal, reuniu cerca de 37 mil pessoas para encontros de leitores com os autores, dos autores e autoras entre eles; dos leitores entre si e de todos e todas com a literatura.
Foto: @alnereis
A primeira edição do Flipetrópolis teve o patrocínio do Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com apoio cultural do Itaú e da GE Aerospace e parceria da Prefeitura de Petrópolis. Todas as atividades realizadas dentro do Flipetrópolis foram gratuitas.
“O Flipetrópolis foi uma grande celebração da cultura, da diversidade e, sobretudo, da literatura. O Festival deixou uma marca importante em nossa cidade e em nossa cultura. Estamos comprometidos em fazer do Flipetrópolis um evento anual de destaque no calendário cultural da cidade, onde a pluralidade de vozes e a riqueza da literatura possam ecoar pelos próximos anos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
“O Flipetrópolis foi grandioso em inúmeros sentidos. Levou para Petrópolis os maiores nomes da atualidade na literatura, com informação e cultura 100% gratuitas para pessoas de diversas partes do Brasil que prestigiaram o evento. É com grande satisfação que patrocinamos o Flipetrópolis, porque acreditamos que, assim como o saneamento, a cultura tem o poder de salvar vidas”, destacou o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche.
Foto: @alnereis
Presenças
O Flipetrópolis nasce do encontro de gigantes da literatura mundial, na conversa histórica entre Conceição Evaristo e Scholastique Mukasonga; na entrevista de Ailton Krenak à jornalista Míriam Leitão; na reafirmação da escrita de mulheres das imortais Ana Maria Machado e Rosiska Darcy de Oliveira; na fala cheia de carisma dos ministros do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha e Luís Roberto Barroso; nas reflexões dos autores mais vendidos em todo o país, Itamar Vieira Junior e Carla Madeira; nas interações entre os romancistas Eliana Alves Cruz, Jeferson Tenório e Paulo Scott; no testemunho de vida de ícones como Leonardo Boff e Frei Beto e na escrevivência de Bianca Santana e Lívia Sant’Anna Vaz.
Foto: @bleia
Onde assistir?
Para quem não compareceu ao evento ou deseja rever as mesa, a programação do Flipetrópolis foi transmitida ao vivo pelo YouTube e está disponível clicando aqui.