5 livros de autores renomados e confirmados para Flipetrópolis nesta semana no Palácio de Cristal
Dia da Literatura Brasileira: primeiro Festival Literário de Petrópolis começa nesta quarta (1°), com participação de escritores nacionais e internacionais
Neste dia 1° de maio é celebrado o Dia da Literatura Brasileira. E neste ano, a data em Petrópolis marca o início do primeiro Festival Literário Internacional de Petrópolis, o Flipetrópolis, que vai até este domingo (5), no Palácio de Cristal. E para te incentivar a apoiar a literatura nacional, reunimos nesta lista 5 livros de autores que participarão do evento.
Foto: Sou Petrópolis
1. Tudo é Rio – Carla Madeira
“Tudo é Rio”, livro de estreia da mineira Carla Madeira, foi a obra de ficção nacional mais vendida no Brasil em 2023, com mais de 130 mil exemplares vendidos.
Com uma narrativa madura e trechos poéticos, o romance narra a história de Dalva e Venâncio, um casal que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.
Foto: Marcia Charnizon
2. Torto Arado – Itamar Vieira Junior
Considerado um dos maiores sucessos de público e crítica da literatura brasileira nos últimos anos, Torto Arado foi vencedor do Prêmio Jabuti em 2019 e, desde o lançamento, já vendeu mais de 800 mil cópias. A obra foi traduzida para mais de vinte países e teve os direitos comprados para uma adaptação audiovisual.
Na trama, nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca numa mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas, a ponto de uma precisar ser a voz da outra.
Foto: Renato Parada
3. Olhos D’Água – Conceição Evaristo
Em Olhos D’Água, Conceição Evaristo traz como foco a população afro-brasileira, abordando a pobreza e a violência urbana que a acometem. Em 2015, a obra recebeu o Prêmio Jabuti na categoria contos e crônica.
Foto: Eugenio Savio
4. O Avesso da Pele – Jeferson Tenório
Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”, em 2021, “O Avesso da Pele” conta a história de Pedro, um jovem negro que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.
A obra, que tem como tema central as discussões sobre o racismo, foi alvo de censura por escolas de três estados brasileiros recentemente.
Foto: Eugenio Savio
5. A vida não é justa – Andréa Pachá
Em quase duas décadas como juíza de uma Vara de Família, Andréa Pachá testemunhou o fim de inúmeras histórias de amor. Em “A vida não é justa”, a autora e desembargadora petropolitana reúne crônicas que trazem toda a diversidade das experiências humanas quando o assunto é família.