Connect with us

Em média, seis pessoas foram vítimas de estelionato por dia em Petrópolis em 2023

Cidade

Em média, seis pessoas foram vítimas de estelionato por dia em Petrópolis em 2023

Saiba como se proteger de golpistas

Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) apontam que, em média, seis pessoas são vítimas de estelionato diariamente em Petrópolis. De janeiro a novembro deste ano, a 105ª Delegacia de Polícia, que atende Cascatinha e Petrópolis, e a 106ª, que atende Itaipava, Pedro do Rio e Posse, registraram 2.012 golpes.

Foto: Freepik

Apesar de altos, os dados de 2023 são 5,9% menores que os alcançados no mesmo período de 2022. Vale ressaltar, porém, que em muitos casos não há o registro do Boletim de Ocorrência e, portanto, eles não entram no apanhado do ISP.

Em todo o estado, já foram 108.754 golpes aplicados nos sete primeiros meses deste ano. Uma média de 325 vítimas diariamente.

Dicas

Com tantas ocorrências, é necessário se proteger e reconhecer alguns sinais. O advogado criminalista e professor de Direito Penal, Carlos Fernando Maggiolo, elenca algumas dicas para evitar fraudes digitais:

– Não informe seus dados pessoais em ligações, sites ou formulários de procedência duvidosa;

– Não clique em links suspeitos;

– Evite promoções tentadoras, como produtos muito abaixo do preço de mercado. Os estelionatários sempre contam com a ganância da vítima;

– Caso receba a tentadora proposta de depositar um valor e receber o dobro, não faça, pode se tratar de uma pirâmide financeira;

– Se receber uma mensagem de algum conhecido pedindo dinheiro, certifique-se de que realmente é a pessoa quem está falando.

“Com tantos internautas no mundo virtual, os criminosos passaram a aplicar golpes de forma quase que industrializada. No Brasil, o WhatsApp se tornou um dos alvos preferidos dos cibercriminosos. O golpe do novo número ou da clonagem são os mais conhecidos”, explica.

O especialista recomenda cautela. “Hoje, a internet exige malícia por parte do usuário. Preventivamente, adote uma postura conservadora. Não se arrisque e, na dúvida, não faça. O cidadão mais atirado e impulsivo é a presa mais fácil no ambiente virtual”.

Atenção com a terceira idade

De acordo com Carlos, as maiores vítimas de estelionato são os idosos. “O golpe do crédito consignado, por exemplo, muitas vezes é aplicado na rua, quando o idoso é abordado por um representante de instituição financeira, prometendo dinheiro fácil, descontado o empréstimo no contracheque”, finaliza e aconselha a vítima sempre comunicar à polícia e fazer um boletim de ocorrência.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir