Prédio dos Correios reabre em Petrópolis após quase dois anos fechado
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
A agência dos Correios em Petrópolis foi reaberta ao público nesta segunda-feira (9), após quase dois anos fechado para obra de restauração da fachada e do interior. O atendimento acontece na Rua do Imperador, 350, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Foto: arquivo Sou Petrópolis
Serviços
A estatal informou que no local, os clientes podem utilizar serviços de envio de encomendas nas modalidades SEDEX e PAC, remessas internacionais, além de conveniências como a compra de Tele Sena, chip Correios Celular e CNP Seguros. A agência também segue como ponto para retirada de cartas e encomendas.
Fechamento desde 2024
O prédio dos Correios estava fechado desde abril de 2024, quando as atividades foram suspensas para a realização de obras de restauração. Inicialmente, a previsão era de que a agência fosse reaberta em outubro do mesmo ano, mas o prazo foi adiado para março de 2025.

Foto retirada em janeiro de 2025 com indícios do início da restauração – Imagem de maio de 2025 – Sou Petrópolis
O que aconteceu com a obra
Segundo os Correios, o contrato da obra que abrangia a edícula do prédio histórico foi encerrado por perda de vigência. Um novo processo licitatório seria aberto, e que não tinha data definida.
Em janeiro de 2025, a estatal havia informado que o projeto executivo de restauração do prédio principal ainda estava em fase de elaboração e dependia da aprovação de órgãos como IPHAN, Inepac, Prefeitura e Corpo de Bombeiros.
Procurada novamente pela reportagem, a empresa afirmou que a reforma já havia alcançado cerca de 80% de execução e que a expectativa é de retomada dos trabalhos em breve.
“Todo o prédio histórico será restaurado, tanto a parte interna quanto a externa. O projeto executivo de restauração está pronto e o lançamento do edital deve ocorrer em breve”, informou a estatal em nota. A estatal, porém, não detalhou quais intervenções foram feitas para a reabertura

Foto: arquivo Sou Petrópolis
Importância histórica dos Correios
Construído em 1922, durante o início da era republicana, o edifício tem grande relevância histórica. A história dos Correios em Petrópolis, no entanto, remonta a um período ainda mais antigo: a primeira agência da cidade foi criada em 1848, por decreto de Dom Pedro II.
Segundo o livro “Os Correios de Petrópolis – Um passeio pela História”, de Vera Maria Muller Taulois, em 1921, a Princesa Isabel cedeu parte dos jardins do Palácio Grão-Pará para a construção do atual prédio. Esse foi um dos últimos atos da princesa antes de seu falecimento no mesmo ano. Ela solicitou apenas que o busto de Dom Pedro II permanecesse à entrada da agência.

Fotos: @pedro_vazper
Veja também:

