Petrópolis é a cidade mais segura do Rio de Janeiro pelo terceiro ano seguido
Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil aponta que a cidade teve a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes, 9,3
Petrópolis é a cidade mais segura do Rio de Janeiro pelo terceiro ano seguido, de acordo com o mais recente Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil. O estudo é feito pela empresa MySide, que leva em consideração dados do IBGE e do Ministério da Saúde (MS).

Foto: Divulgação 26º BPM
O resultado de 2025 mostrou ainda que os indicadores melhoraram no município, alcançando a marca mais positiva desde que o levantamento começou a ser feito. A atuação integrada entre todas as forças de segurança é o principal fator para manter a cidade neste patamar.
“Esse resultado é fruto do trabalho integrado feito pelas polícias Civil e Militar, pela Guarda Civil Municipal, pela Secretaria Municipal Segurança, pela PRF, que atua no trecho da BR-040 em Petrópolis. Todos os órgãos caminham sempre na mesma direção, que é proteger e cuidar da nossa população. O maior beneficiado com isso é cada petropolitano, que tem uma cidade tranquila para viver, para investir, e é assim que vamos continuar trabalhando”, destacou o prefeito Hingo Hammes.

Foto: Divulgação 26º BPM
Como funciona a pesquisa?
Esta é a terceira edição do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, idealizado pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário. O estudo verifica os registros de homicídios em cidades com pelo menos 100 mil habitantes. Quanto menos casos, mais seguro é o município.
Petrópolis teve taxa de 9,3 homicídios por 100 mil habitantes, resultado que é melhor do que a média nacional (25,8) e da Região Sudeste (16,6). Para efeito de comparação, a pior cidade do país apontada pelo estudo tem taxa de 90,3 assassinatos por 100 mil habitantes, ou seja, quase 10 vezes mais do que Petrópolis.

Foto: @26bpm_pmerj
Melhor resultado
O resultado dessa edição também mostrou o melhor desempenho da cidade. Nos dois anos anteriores, a taxa havia sido de 10,5 (em 2023) e 12,4 (em 2024). A taxa de 9,3 deixa Petrópolis na 54ª posição no país.
Os responsáveis pelo levantamento indicam que “o resultado é ainda mais expressivo considerando o porte populacional da cidade, com quase 300 mil habitantes, o que a coloca entre os municípios de médio porte que conseguem aliar crescimento, turismo e baixos índices de violência”.
Veja também:
