Associação SOS SERRA cria prêmio para valorizar lideranças na educação de Petrópolis
Prêmio foi uma viagem a Joinville (Santa Catarina)
A associação sem fins lucrativos SOS SERRA entregou, na última semana, o prêmio SOS SERRA Educação, que visa valorizar profissionais ligados à educação pública em Petrópolis.
Fotos: Divulgação
A primeira edição do SOS SERRA Educação premiou 3 participantes do programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação (biênio 2023/2024): uma diretora de CEI, uma diretora de escola de ensino fundamental e uma técnica da Secretaria de Educação.
As vencedoras
Na categoria Diretores (as) de escolas de Ensino Fundamental I e 2, a vencedora foi Sonia Maria Probst, diretora da Escola Municipal Santa Luiza de Marillac, maior IDEB de Petrópolis.
Na categoria Diretores (as) de CEIs e EMEIs, a vencedora foi Sandra Tavares de Souza Filho, diretora do CEI Marli Soares Neto.
Na categoria Técnicos da Secretaria de Educação, a vencedora foi Adriana Silva de Mattos, professora da Rede Municipal de Educação de Petrópolis, conhecida por sua longa atuação como Inspetora Escolar.
As três premiadas cumpriram os critérios estabelecidos pela SOS SERRA e pela Secretaria de Educação para a entrega do prêmio: 1) 100% de aproveitamento na formação; 2) entrega do Trabalho de Conclusão (TC) na data correta e, como critério de desempate, 3) o tempo de serviço, prestigiando as lideranças há mais tempo exercendo suas funções.
Foto: Divulgação
O prêmio
O prêmio foi uma viagem a Joinville (Santa Catarina), cidade que vem se destacando em seu projeto de educação municipal, assim como aconteceu com a cidade de Sobral, no estado do Ceará, no Nordeste.
Durante a viagem que aconteceu esta semana, 2 vencedoras do prêmio participam do evento “Portas Abertas”, organizado pela Secretaria de Educação local, dando a chance de outros municípios conhecerem o que vem sendo feito na cidade.
Além de assistirem a um dia completo de palestras, as premiadas visitaram unidades escolares locais. Uma das premiadas não pode viajar por motivos de saúde e será premiada em um segundo momento.
O objetivo da viagem é permitir que essas lideranças, agora premiadas, conheçam de perto boas práticas na educação, em um local de referência nacional, dando aos profissionais a oportunidade de conhecer novas realidades, terem contato com experiências bem sucedidas e inovadoras, e poderem levar essa vivência “de volta para casa” e compartilhá-la com a rede local.
Segundo o IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Joinville é o município com a melhor educação básica no Brasil, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.
As lideranças premiadas viajaram com passagem aérea, hotel, traslado e alimentação 100% custeados pela associação SOS SERRA.
Fotos: Divulgação
SOS Serra
A SOS SERRA acredita que a educação é a principal ferramenta para a transformação da sociedade. Ainda em 2022, facilitou a aproximação entre o Centro Lemann e a prefeitura de Petrópolis, para fomentar práticas inovadoras e transformadoras de educação no município, incentivando o desenvolvimento educacional contínuo e favorecendo os cerca de 40.000 alunos da rede da cidade.
De lá para cá, a associação vem investindo em educação de diversas formas, sempre buscando formar cidadãos mais conscientes, pessoas que valorizem suas potências e queiram superar suas fraquezas.
Participaram da formação no Centro Lemann 172 diretores e 51 técnicos da Secretaria de Educação, que assistiram 6 módulos de conteúdo distribuídos em dois anos.
Veja também:
