Connect with us

Sucesso na internet, morango do amor alavanca vendas de doceiras em Petrópolis

Comer e beber

Sucesso na internet, morango do amor alavanca vendas de doceiras em Petrópolis

Saiba o que há por trás de todo esse hype, onde encomendar e como fazer em casa com uma receita inédita

Seja você um fã da fruta ou não, fato é que já deve ter ouvido falar do morango do amor. O doce vem fazendo sucesso na internet nos últimos dias, seja com as receitas que dão errado, os vídeos experimentando e testando a crocância do doce ou os memes. E, em Petrópolis, tem alavancado as vendas de diversas doceiras. Mas de onde vem tamanha demanda?

Fotos: Divulgação Honey’s e Lili

De acordo com Natálie Hecari, fundadora da marca Honey’s, o clima junino ajudou a impulsionar essa febre. “Ainda estamos tentando entender esse sucesso repentino, mas acho que o que pegou foi a mistura de tudo. Ele é lindo, tem várias texturas, é gostoso demais e junta aquele clima de festa junina com o morango, que é a fruta mais amada da confeitaria”.

Laiane Lopes, filha da Dona Cléa, doceira já famosa pelas coxinhas de morango, conta que, somado a isso, a curiosidade gerada pelas redes sociais e a vontade de fazer parte do hype aumenta ainda mais o desejo de experimentar o doce.

A confeiteira Liliana Rodrigues, que já acumula 20 anos de experiência em doces caramelados, conta que a novidade está sendo muito boa para as doceiras, mas reforça a necessidade de valorizar o trabalho dessas profissionais.

“Vemos muitos vídeos em que parece super fácil fazer o doce, mas não é bem assim. A calda é perigosa, pois tem que ser manuseada quente e é bem difícil de dar o ponto. Sem falar do esforço do brigadeiro, por aqui, estamos até com bolhas de tanto mexer massas”, relata Lili, que, na última semana, produziu quatro mil morangos do amor.

Fotos: Arquivos Lili

Onde encontrar o doce?

Grande parte das iguarias produzidas por Lili estão indo para a barraca da Katz, no Festival do Chocolate, que acontece neste fim de semana no Palácio de Cristal. Dona Cléa também marca presença no evento com o morango do amor e diversas delícias.

Ela conta com um espaço físico no Centro, na Rua do Imperador, 1082, e entrega pelas redondezas pelo WhatsApp (24) 99232-0797 ou Instagram @cleadoces.

Lili também aceita encomendas e tem produtos à pronta entrega pela região de Corrêas. Eles podem ser adquiridos e encomendados pelo WhatsApp (24) 99837-5263 ou pelo Instagram @lilianadocesfinos. Exclusivamente neste fim de semana (2/8 e 3/8) ela não estará atendendo.

Fotos: Divulgação e Arquivos Sou Petrópolis

Para quem é da região de Itaipava, Pedro do Rio e adjacências, uma ótima opção é pedir um delivery da Honey’s pelo WhatsApp (24) 99325-3311, Instagram @honeysbrazil ou pelo Ifood, com atendimento aos domingos.

Fotos: Divulgação

Como é a fabricação?

Natálie conta que o processo para fabricar os doces tem que ser super organizado, pois são várias etapas e é necessário consumir o produto no mesmo dia. Nos últimos dois domingos em que a Honey’s funcionou, foram fabricados 200 morangos do amor. Todos esgotados em poucos minutos.

“Um dia antes a gente lava e seca todos os morangos, faz os brigadeiros e deixa tudo pronto. No dia da venda, a gente enrola os brigadeiros nos morangos, prepara a calda e banha tudo. Tem que ser feito no mesmo dia, porque é um doce super fresco e sensível. A gente sempre faz a quantidade encomendada e ainda uns 50% a mais e, mesmo assim, esgota rapidinho”, declara.

Fotos: Arquivos Honey’s

Crescimento de diversos setores

Além do novo queridinho, a Honey’s ainda trabalha com copos da felicidades, brownies e diversos outros doces. Então como fazer para lidar com tantos pedidos?

“Os outros produtos têm produção mais tranquila, com validade maior, então conseguimos adiantar e manter. Já temos dias de reposição dos doces com frutas, então o morango só entrou nessa rotina. E é muito legal ver como esse doce movimentou um monte de gente: produtor de morango, fornecedor, todo mundo”, afirma.

Laiane acrescenta que, apesar do trabalho intenso, o morango do amor veio como uma benção na vida das confeiteiras. “Fazemos cerca de 100 por dia e, em 30 minutos ou uma hora, no máximo, vão todos embora. Não estamos dando conta da demanda e tá sendo difícil atender a todos, pedimos até desculpas, mas estamos fazendo o melhor dentro do possível. Agradecemos muito a todos que pedem, o morango do amor está alavancando demais a nossa marca”.

Fotos: Arquivos Dona Cléa

E como fazer em casa?

Apesar de toda a dificuldade, muitas pessoas têm se arriscado a fazer o doce em casa. Para os corajosos de plantão, Natálie compartilhou a receita que vem fazendo sucesso na Honey’s. Já anota aí:

Receita do Brigadeiro Branco:

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
45g de leite Ninho

Misturar tudo na panela e mexer até desgrudar do fundo e ficar bem firme, no ponto de enrolar.

Receita da Calda:

260g de açúcar
160ml de água
1 colher de sopa de vinagre de álcool branco
Corante vermelho

Coloca tudo numa panela, mexe só no começo e depois deixa ferver até chegar em 145°C.

A calda é a parte mais delicada do processo, por isso, ela dá algumas dicas:

– Usa colher de madeira ou palito pra mexer, nada de metal ou plástico. O metal desanda a receita e o plástico derrete.
– Se passar de 150°C a calda queima e amarga.
– Não tem termômetro? Sem problemas: pegue um pote com água em temperatura ambiente e, quando a calda estiver fervendo, jogue um pouco dentro do pote. Ela vai cristalizar, pegue esse caramelo cristalizado e prova. Se você mastigar e ainda estiver grudando no dente, não está bom. O ponto ideal é quando estiver durinho e crocante.

Fotos: Divulgação

Como montar?

Após higienizar os morangos (inclusive o matinho), os seque bem, para garantir que o brigadeiro grude. Depois, tire o matinho e reserva, enrole o brigadeiro em volta do morango, moldando em formato de coxinha. Espete um palito na base da coxinha e banhe na calda quente. Depois, é só colocar pra secar numa superfície untada com margarina/desmoldante. Quando secar e esfriar, pode embalar.

Fotos: Divulgação

Se você tentar, mostra pra gente nos comentários 🙂

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir