Connect with us

Crochemigas celebra 7 anos espalhando afeto com peças de crochê em Petrópolis

Petrópolis do bem

Crochemigas celebra 7 anos espalhando afeto com peças de crochê em Petrópolis

Desde a fundação do grupo, em 2018, já foram produzidas mais de 2,6 mil peças, graças à união e dedicação das voluntárias – e de quem doa o material

Em seu sétimo ano de existência, o grupo Crochemigas segue firme com o propósito de levar acolhimento, afeto e muito crochê a quem mais precisa em Petrópolis. O que começou como um passatempo entre amigas, lá em 2018, transformou-se em um projeto social consolidado, com cerca de 25 integrantes e milhares de peças produzidas e doadas ao longo dos anos.

Fotos: divulgação

Ações

Neste ano, as Crochemigas marcaram presença em diversas ações sociais. Levaram suas peças a asilos, ao FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer), ao projeto Menino Jesus, e até ao público do Festival de Inverno do CEI da Vila Dom José, representadas por sua parceira Andréa Libonatti. O grupo também participou de uma palestra sobre bons tratos aos animais, no Centro Espírita Oswaldo Cruz, em parceria com a ONG Dog’s Heaven.

Fotos: divulgação

Só em 2025, já foram confeccionadas 34 mantas, 100 cachecóis e golas, 175 gorros, 30 ponchos, 2 coletes de tricô, além de peças infantis doadas ao projeto Pacotinho de Amor, coordenado por Sueli Meira no PSF da Estrada da Saudade. Até uma casinha para cães comunitários foi feita com carinho e entregue ao camelódromo da cidade.

“Por mais que a gente ache que está fazendo o bem para alguém, a verdade é que a felicidade é toda nossa ao ver o sorriso de quem recebe. Despertar um sorriso é uma grande bênção”, afirma Márcia Coelho Netto, uma das fundadoras do grupo.

E os trabalhos continuam. Na próxima semana, será a vez do mestre Kako, que levará gorros confeccionados pelas voluntárias para seus alunos de capoeira em Secretário.

Fotos: divulgação

Além de ajudar a aquecer quem enfrenta o frio, o crochê também transforma quem cria. “Fazer crochê e tricô é uma arte com inúmeros benefícios para o cérebro, o corpo e a alma. Relaxa, traz bem-estar psicológico e social, e ainda é um momento delicioso pra colocar o papo em dia”, comenta Márcia.

Como ajudar as Crochemigas

As Crochemigas recebem doações de lã o ano todo, que podem ser entregues na Loja Mr. Hugo, na Rua 16 de Março, 50. Também é possível fazer as entregas durante os encontros mensais, que ocorrem sempre na primeira terça-feira do mês, das 15h às 18h, na Katz do 85.

O frio pode até tentar apertar, mas com a ajuda das Crochemigas, a cidade segue aquecida – no corpo e no coração.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir