Connect with us

Alunos de escola pública de Petrópolis ficam entre as 30 melhores equipes do país em Olimpíada de Empreendedorismo

Educação

Alunos de escola pública de Petrópolis ficam entre as 30 melhores equipes do país em Olimpíada de Empreendedorismo

CIEP 137 Cecília Meireles, em Corrêas, foi a única entre as mais de 1.800 escolas da rede pública estadual a se classificarem na competição

No final de junho, a Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo (OBE) anunciou as 30 melhores escolas da competição, que contou com milhares de inscritos de todo o país. E em Petrópolis, quatro alunos do CIEP 137 Cecília Meireles, em Corrêas, se destacaram, sendo a única escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro a passar para a segunda fase.

Fotos: Divulgação

Formada por Kemily Coelho Jaloto, Nathaly da Conceição Sant’ana, Rafaela Barreiro Favero e Victor da Costa Martins Junior, e liderada pela professora do curso de empreendedorismo Iulie Toman, a equipe criou o “Voz Ativa”, uma plataforma anti assédio, que se conecta um dispositivo a um aplicativo.

Como funciona o projeto?

Dentro do curso de empreendedorismo oferecido pela escola, no 2° ano, os alunos devem encontrar uma situação problema no colegio ou no entorno e buscarem por soluções. A turma, que é composta por oito estudantes, criou o projeto Petro Wish, que busca soluções relacionadas aos ônibus de Petrópolis.

Foto: Divulgação

Foram trabalhados questões de horários, trânsito, manutenção, civilidade, acessibilidade e assédio. Os alunos se dividiram em dois grupos e focaram nas duas últimas questões citadas. Ambos foram inscritos e a temática do assédio foi a selecionada para a segunda fase da OBE.

“Estes quatro estudantes criaram um modelo de negócio canvas de um dispositivo, como um botão, que pode ser acionado e conectado a um aplicativo. Com isso, contatos de segurança recebem uma notificação, além do app salvar gravações que podem ser feitas por esse dispositivo”, explica Iulie.

Foto: Divulgação

Os próximos passos

Agora, os quatro estudantes receberão mentoria da OBE, participarão de encontros promovidos pela instituição, aprimorarão o modelo de negócios e desenvolverão pitchs, que são apresentações curtas e que despertem o interesse de potenciais investidores.

“Depois disso, serão selecionadas 10 equipes, que defenderão um pitch em um evento com transmissão ao vivo, com a revelação dos três grandes vencedores. Desejamos chegar a esse pódio, mas já é um privilégio muito grande estar entre as 30 melhores, em especial para os nossos alunos, que descobrem novas possibilidades de vencer os desafios e transformar suas ideias em algo real, com dedicação”, afirma a professora.

Fotos: Divulgação

Mais que uma vitória

Para Nathaly da Conceição, passar de fase é muito gratificante, mas não é só a sede por vitória que a faz querer essa conquista. “Quero muito ganhar para poder ajudar outras mulheres. O mundo anda tão perigoso, com várias vítimas a cada minuto. Eu quero ganhar por elas”.

Kemily, Rafaela e Victor concordam com a colega e ressaltam ainda a importância da coordenação e confiança de Iulie, além do esforço conjunto. Ser a única escola pública do Rio mostra que estamos no mesmo nível que os alunos da rede particular. Queremos muito chegar na final para que o nosso projeto vá para a frente e mude vidas”, finalizam.

Fotos: Divulgação

As próximas etapas do projeto do CIEP Cecília Meireles podem ser acompanhadas no Instagram @ciepceciliameireles.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir