Casa de Santos Dumont tem entrada gratuita e programação especial de aniversário do ‘Pai da Aviação’
No domingo (20), comemora-se 152 anos de nascimento de Santos Dumont, que escolheu a Petrópolis como refúgio
Em comemoração aos 152 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Museu Casa Santos Dumont terá entrada gratuita para petropolitanos neste domingo (20), além do lançamento da nova identidade visual do espaço. A programação, que começa no sábado (19), inclui concerto gratuito, contação de histórias no Teatro Imperial e atividades culturais que celebram a memória do Pai da Aviação, que escolheu Petrópolis como refúgio.
Fotos: divulgação PMP
Programação
No sábado, o público poderá visitar o museu com meia-entrada e curtir, às 18h, o concerto do Trio Minuetto pela série “Festival nas Casas Históricas”. Já no domingo, a cerimônia oficial começa às 9h com o hasteamento da bandeira nacional, seguido do corte do bolo e da apresentação da nova identidade do museu. A entrada será gratuita para moradores da cidade mediante doação de material de limpeza ou higiene. Visitantes de fora pagam R$ 5.
Outro destaque do domingo é a contação de histórias “Sonhando Santos Dumont”, baseada na obra de Sylvia Orthof, com a atriz Christiane Carvalho, às 11h, no Teatro Imperial – com entrada também gratuita.
“Esse ano é especial, porque apresentamos a nova identidade do Museu Casa Santos Dumont. E fazemos isso, mais uma vez, de portas abertas para a cidade”, destaca Cláudio Gomide, coordenador do museu.
Fotos: divulgação PMP
Casa de Santos Dumont
A casa construída em 1918 por Santos Dumont e preservada com suas características originais, como o chuveiro engenhoso e a escada com degraus em forma de raquete, foi transformada em museu em 1956. O local recebe cerca de 10 mil visitantes por mês e abriga um acervo de objetos pessoais, livros, cartas e mobiliário. No anexo, o Centro Cultural 14-Bis completa a experiência com exposições e exibição de filmes sobre o inventor.
“O Museu Casa Santos Dumont é um dos nossos atrativos mais visitados, sendo fundamental para o fomento da cultura e para manter viva essa memória tão importante para a história do Brasil e do mundo”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Veja também:
