Connect with us

Por onde anda o petropolitano Edmilson, cobrador de ônibus poliglota que emocionou o Brasil?

Cidade

Por onde anda o petropolitano Edmilson, cobrador de ônibus poliglota que emocionou o Brasil?

A história do Edmilson ficou conhecida após viralizar nas redes sociais como o cobrador de ônibus que falava mais de 10 idiomas

Edmilson Silva, conhecido em Petrópolis como o “cobrador poliglota”, ganhou destaque nas redes sociais e na imprensa local e nacional em 2021, quando uma amiga publicou um desabafo sobre sua realidade: um homem culto, apaixonado por idiomas e pela educação, que trabalhava como cobrador de ônibus enquanto dominava mais de dez idiomas e acumulava diplomas. A comoção gerada pela postagem resultou em uma onda de solidariedade, entrevistas em programas de TV e matérias em diversos veículos, incluindo a Sou Petrópolis. 

Foto: reprodução redes socias Barbara Costa

Escrevendo sua história

Hoje, aos 50 anos, Edmilson segue escrevendo uma história marcada por superação, disciplina e amor pelo conhecimento. Após viralizar nas redes sociais, ele, hoje, se dedica integralmente às aulas particulares de idiomas e à conclusão de cinco pós-graduações simultâneas, previstas para setembro deste ano. As áreas de estudo refletem sua vocação para o serviço público e para a educação: Gestão Pública, Administração Pública e Gestão de Pessoas, Gestão em Políticas Públicas, Segurança do Trabalho e um MBA Executivo em Gestão de Negócios Internacionais.

“Estou focado nas minhas pós, mas sempre tem um tempinho pra dar aulas e praticar idiomas. Se não ‘enferruja’”, diz Edmilson, com o bom humor e determinação que o tornaram inspiração para muitos petropolitanos. Para ele, os idiomas são como “o sangue que corre nas veias”.

Lutas

Apesar dos avanços, a trajetória recente de Edmilson não foi fácil. Em março do ano passado, perdeu a casa onde morava nas chuvas, o que atrasou o cronograma das pós-graduações e afetou profundamente sua saúde emocional. “Foi um vento brabo”, resume. Mesmo assim, ele não desistiu. Com apoio de amigos e da rede de solidariedade que construiu ao longo dos anos, conseguiu entrar no aluguel social e hoje recomeça com fé e resiliência.

“Agradeço muito às pessoas que me ajudaram. Agora, finalmente, estou conseguindo tocar a minha vida”.

Foto: reprodução redes socias

Experiências profissionais

Edmilson também já trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na Câmara de Vereadores de Petrópolis e foi colaborador na Biblioteca Parque Estadual durante o governo Witzel. Com o tempo, consolidou o respeito da sociedade não pelo poder aquisitivo, mas pelo conhecimento. “Onde eu chego, as pessoas me respeitam por causa do meu intelecto e por tudo que já conquistei. Isso é muito importante”.

Mas nem sempre foi assim. Edmilson conta que já passou por muito preconceito para chegar até onde está hoje.

Foto: Arquivo Pessoal Edmilson Silva

Futuro

Sobre o futuro, ele sabe que está no caminho certo e cada vez mais conquistando o seu espaço. “Estou fazendo minha parte, estudando muito. Sempre me preparando. Porque acredito que para exercer uma função pública é preciso preparo. Estar preparado é fundamental”.

Para quem deseja ter aulas de idiomas com Edmilson, é só entrar em contato pelo Instagram @edmilsonpoliglota ou pelo número WhatsApp (24) 99248-1251.

A história de Edmilson continua sendo um marco de superação e inspiração — uma prova viva de que a educação, a dedicação e a força de vontade podem transformar vidas, abrir portas e conquistar o respeito da sociedade.

Conheça mais sobre o Edmilson aqui: Veja a história incrível do cobrador de ônibus que fala mais de 10 idiomas e já foi representar Petrópolis no Japão

Foto: Arquivo Pessoal Edmilson Silva

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir