Escola pública de Petrópolis conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira
Alunos do 8° ano da Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret, em Corrêas, ficaram entre os melhores na competição
No início desde ano, foi divulgado o resultado da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), realizada em parceria entre o Tesouro Nacional e a B3 (bolsa de valores do Brasil), com apoio do Ministério da Educação (MEC). E em Petrópolis, alunos da Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret, em Corrêas, ficaram entre os melhores na competição.
Foto: Divulgação
Anna Luyza de Jesus Moreira, Luís Felipe Oliveira Machado e Raul Pedro Ramos, todos do 8° ano do Ensino Fundamental, conquistaram a medalha de bronze na primeira edição da olimpíada, realizada a nível nacional no ano passado.
“Ficamos felizes com essa medalha, que nem imaginávamos que iríamos ganhar. Essa vitória abre mais portas para o nosso futuro. Agora, sabemos que podemos ir ainda mais longe, conquistar boas posições em olimpíadas como a OBMEP e até ir bem nas provas para as universidades”, comentam os estudantes.
Maior olimpíada de educação financeira do país
A Olitef é considerada a maior olimpíada de educação financeira do Brasil, com mais de 500 mil participantes. A iniciativa busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, por meio de uma prova que envolve conhecimentos de educação financeira básica, renda fixa e renda variável.
Foto: Divulgação
Impactos na educação e na vida pessoal
A professora de matemática da instituição, Glaucilene Carnevalli, foi a responsável por guiá-los até essa medalha. Ela conta que, para se prepararem, os alunos tiveram aulas sobre PIB, finanças pessoais, endividamento, Tesouro Educa+ e RendA+, tipos de investimento e que aposta não é investimento.
“Como educadora, considero-me a maior incentivadora e torcedora dos meus alunos nas olimpíadas de conhecimentos. Busco constantemente encorajá-los a acreditarem no potencial que muitas vezes eles próprios desconhecem. Na Olitef, o resultado foi especialmente gratificante, pois o universo da educação financeira era completamente novo. Ver o brilho nos olhos deles ao dominarem conceitos que transformarão sua relação com o dinheiro para toda a vida é uma das maiores recompensas da minha profissão”, declara.
Foto: Divulgação
Para este ano, a expectativa é que os medalhistas sirvam de modelo e inspiração para os demais alunos, criando um ciclo virtuoso de aprendizado e motivação.
“Acredito que estamos formando não apenas alunos preparados academicamente, mas cidadãos conscientes, que farão escolhas financeiras mais sábias no futuro, impactando positivamente suas famílias e comunidades”, finaliza.
Veja também:
