Petrópolis recebe um dos maiores eventos científicos do mundo neste mês, o Pint of Science
Evento gratuito acontece de 19 a 21 de maio, com pré-encontro no dia 14, em cervejarias e restaurantes da cidade. Confira a programação
De 19 a 21 de maio, cervejarias e restaurantes de Petrópolis recebem o Pint of Science, evento internacional e gratuito, que tem por objetivo discutir ciência em espaços descontraídos, através de mesas de debate com interação do público.
Foto: Universidade de Leeds
A ação acontece na Cervejaria Odin, na Bohemia, na Villa Colonus, na Duas Torres, na Doutor Duranz, na Sampler Brew House e na Casa Pellegrini.
Confira a programação
14 de maio – Pré Pint!
- Tema: Movimento sem álcool – Sem Ressaca? Cultura, Consumo e Saúde da Cerveja Sem Álcool.
Palestrantes: Marcel Menezes Lyra da Cunha, Luis Roberto Craveiro de Sá, Jayme Eduardo Guimaraes e Silva e Juliana Bezerra
19 de maio
- Tema: Além da cidade imperial: Redescobrindo a história de Petrópolis
Palestrantes: Norton Ribeiro, Lucas Ventura da Silva e Glauber de Oliveira Montes - Tema: Ciência Forense
Palestrantes: Mary Laura e Rodrigo Grazinoli Garrido
Dia 20 de maio
- Tema: A Universidade como agente de desenvolvimento econômico e social em Petrópolis
Palestrantes: Flávio D’Angelo Pereira da Silva, Aníbal Alberto Vilcapoma Ignacio e Thais Martins da Costa Ferreira - Tema: Palco de transgressões: a cidade como campo de resistências pelas artes visuais
Palestrantes: João Guerreiro e Doug – artista urbano
Dia 21 de maio
- Tema: Envelhecimento saudável X patológico
Palestrantes: Iris Bomilcar, Rogério Panizutti, Renata Naylor, Cristiano Querioz de Oliveira e Giselle França - Tema: Entre excessos e resíduos: o impacto do comportamento humano no planeta
Palestrantes: Patricia Floriano Duarte e Paulo Sá - Tema: As artes urbanas independentes: as disputas entre o público e o privado na produção cultural das cidades
Palestrantes: Bruno Coutinho, Jamie Duncan, Ítala Ísis e Alline Serpa
A programação completa em cada um dos bares e restaurantes, bem como seus endereços, estão disponíveis no site do evento, clicando aqui.
Foto: @petro_tours
Realização
Em Petrópolis, o festival Pint of Science é coordenado por Carolina Braga, docente da UFRJ e uma equipe que envolve docentes e discentes da UFRJ, Unifase e CEFET Petrópolis. Entre os convidados e convidadas na programação da cidade estão membros e instituições como UFRJ, Unifase, UCP, UFF-Petrópolis, Serratec, CIAUrbe Projetos Urbanos, entre outras.
Saiba mais em @pintofsciencebr.
Sobre o Festival
O Pint of Science Brasil, festival que tem como objetivo tornar a ciência mais acessível à população, trará discussões sobre temas que vão desde a biologia, química, física e matemática até questões contemporâneas como política, direito e cultura.
O evento acontece anualmente em diversas cidades do Brasil e é parte do festival que ocorre simultaneamente em mais de 25 países. O ciclo de conversas foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, a festa vem crescendo e ganhando destaque em todo o país. Em 2024, 179 cidades brasileiras participaram do evento.
Com o lema “Um Brinde à Ciência”, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além de inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país.
O Pint of Science Brasil é organizado por mais de 300 pessoas, entre cientistas, entusiastas e apoiadores. A parceria com diversas universidades e instituições de pesquisa, bem como com a mídia e patrocinadores, tem sido fundamental para o sucesso do festival nos últimos anos.
Veja também:
