Connect with us

Dos sete cardeais brasileiros que participarão do conclave, três passaram por Petrópolis

Cidade

Dos sete cardeais brasileiros que participarão do conclave, três passaram por Petrópolis

Eleição para o novo papa está prevista para começar nesta quarta (7). Dom Paulo Cezar Costa, Dom Jaime Spengler e Dom Leonardo Stainer estão entre os nomes elegíveis

Previsto para começar nesta quarta-feira (7), o conclave, processo para eleger o novo papa, contará com sete cardeais brasileiros. Destes, três já tiveram passagens por Petrópolis. São eles, Dom Paulo Cezar Costa, Dom Jaime Spengler e Dom Leonardo Stainer.

Foto: Reinaldo Campelo, Gabriel R Cabral e Divulgação Vaticano

Paulo Cezar Costa

Nascido em Valença (RJ), em 1967, Paulo Cezar fez mestrado e doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e completou os estudos superiores de Filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Corrêas.

Atualmente, é arcebispo da Arquidiocese de Brasília. Em agosto de 2022 foi nomeado cardeal-presbítero com o título de São Bonifácio e Santo Aleixo pelo papa Francisco.

Foto: Divulgação CNBB

Jaime Spengler

De Santa Catarina, Jaime nasceu em 1960. Atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (quadriênio 2023-2027) e do Conselho Episcopal Latino-americano, ele é arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS) desde 2013.

Cursou filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo, e teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (ITF) e no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel. Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma. Em 2010 foi nomeado por Bento XVI como bispo auxiliar. Foi criado cardeal pelo papa Francisco em 7 de dezembro de 2024.

Foto: Divulgação Vaticano

Leonardo Ulrich Steiner

Nasceu também em Santa Catarina, em 1950. Fez filosofia e teologia no Instituto Teológico Frasciscano de Petrópolis (ITF), assim como licenciatura e doutorado na Pontifícia Universidade Antonianum em Roma.

Em novembro de 2019, foi nomeado arcebispo de Manaus e em 2022, cardeal pelo papa Francisco. Em Petrópolis, ainda foi professor e orientador educacional no Colégio dos Meninos Cantores de Petrópolis na década de 70, chegando a viajar com os Canarinhos para a Itália e Alemanha.

Foto: Pedro França/Arquivo Agência Senado

O portal Petrópolis Sob Lentes conseguiu um relato inédito do Maestro Marco Aurelio Lischt sobre a passagem de Dom Leonardo em Petrópolis. Confira:

O conclave

O Colégio de Cardeais do Vaticano, responsável por eleger o sucessor de papa Francisco, é composto por 252 integrantes, dos quais oito são brasileiros. Um deles, Dom Raymundo Damasceno Assis, de 88 anos, não poderá votar, embora participe das discussões e possa ser votado.

Pelas regras do Vaticano, os cardeais com mais de 80 anos de idade não têm direito a voto no conclave, embora participem do processo de escolha e possam receber eleitos.

Desta forma, 252 cardeais estão aptos a ocupar o posto de líder máximo da Igreja Católica, mas apenas 135 podem votar. Ainda assim, este será o conclave com maior número de cardeais brasileiros.

*Matéria feita com informações da Agência Brasil e do portal Petrópolis Sob Lentes

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir