Connect with us

6 fatos e curiosidades sobre o Theatro D. Pedro de Petrópolis que você não sabia

Cidade

6 fatos e curiosidades sobre o Theatro D. Pedro de Petrópolis que você não sabia

[Dia Mundial do Teatro] Espaço que já foi palco de grandes eventos culturais segue fechado

No Dia Mundial do Teatro, celebrado nesta quinta-feira, 27 de março, a Sou Petrópolis te convida a conhecer um pouco mais sobre o Theatro D. Pedro, que no auge de seus espetáculos recebeu grandes artistas e importantes manifestações culturais. Atualmente, o espaço encontra-se fechado desde 2019 para reforma.

Fotos: Museu Imperial/Ibram/MinC – Arquivo Sou Petrópolis

1. Inauguração marcante

 O Theatro D. Pedro foi inaugurado em 2 de janeiro de 1933, pela família D’Angelo & Cia. Ltda. Projetado pelo arquiteto Armando de Oliveira, a grande cerimônia de inauguração contou com a orquestra regida pelo maestro petropolitano Octavio Maul.

2. Estilo arquitetônico eclético

Embora seja predominantemente em estilo art déco, o teatro possui elementos geométricos, mitológicos e futuristas na decoração interna,  como em flores com as corolas viradas de cabeça para baixo – fazendo com que o teatro seja considerado de estilo eclético é uma referência cultural e artística para Petrópolis. Sua decoração e pintura foram executadas pelo artista petropolitano Carlos Schaefer. 

Foto: Riggo Ternes

3. Polêmica na mudança de nome

 Em 2003, o teatro foi renomeado como Teatro Municipal Paulo Gracindo, em homenagem a sua atuação no dia da inauguração. Mas a população e a classe artística petropolitana protestaram, e em 2009 o local voltou ao nome original- Theatro D. Pedro

Foto: arquivo divulgação/IMCE

4. Redução da capacidade de público

Na época de sua inauguração, o teatro tinha capacidade para um público de mil pessoas, com 17 camarotes na segunda plateia. Mas normas de segurança ao longo das décadas reduziram esse número para quinhentos lugares, sem alterar o número de camarotes.

Foto: Arquivo divulgação PMP

5. Personalidades que já passaram por lá

O espaço já recebeu em seu auge grandes nomes como Alda Garrido, Cacilda Becker, Procópio Ferreira e Bibi Ferreira, Noel Rosa, entre tantos outros artistas. Nos últimos dez anos, o palco recebeu mais de 1.200 espetáculos de dança, música, teatro e diversas manifestações culturais.

Museu Imperial/Ibram/MinC

6. Patrimônio cultural de Petrópolis

Com quase um século de história, o Theatro D. Pedro encontra-se fechado há seis anos para obras de restauração. Com a previsão do término das intervenções, é possível que a reabertura ocorra em junho deste ano, segundo a prefeitura. Mesmo em reforma, o Theatro Dom Pedro continua sendo um dos principais espaços culturais da cidade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir