Connect with us

Conheça a petropolitana aposentada que transformou a paixão pela culinária em trabalho

Cidade

Conheça a petropolitana aposentada que transformou a paixão pela culinária em trabalho

[Dia dos Aposentados] Ivanir da Silva, de 69 anos, já trabalhou como faxineira e criou duas filhas. Hoje encontrou na culinária uma forma de empreender e seguir ativa

Longe de ver a aposentadoria como um ponto final, muitos idosos têm transformado essa fase da vida em uma nova oportunidade. Seja empreendendo, descobrindo novas profissões ou retomando sonhos antigos, eles mostram que a terceira idade pode ser sinônimo de realização e reinvenção.

No Dia dos Aposentados, celebrado nesta segunda-feira (24), conheça Ivanir da Silva, de 69 anos, que, após enfrentar problemas de saúde, encontrou na culinária uma forma de se reinventar e seguir ativa.

Foto: arquivo pessoal

Petropolitana de coração

Mineira de nascimento, mas petropolitana de coração desde os três anos, Ivanir teve uma trajetória marcada por desafios. Órfã ainda criança, foi criada por uma família adotiva que lhe deu suporte, enquanto ela ajudava nas tarefas domésticas. Sem oportunidades de estudo, construiu sua vida profissional como empregada doméstica, criando duas filhas com dedicação e esforço.

“Sempre digo que a vida me ensinou mais do que qualquer escola poderia. Mesmo sem oportunidades de estudo, encontrei no trabalho e na dedicação o caminho para criar minhas filhas com dignidade. Sou imensamente grata à família que me acolheu, que me ensinou valores e me deu suporte quando eu mais precisei”, conta.

Problemas de saúde

Mas o destino lhe impôs novos obstáculos. Com problemas cardíacos hereditários, Ivanir enfrentou três infartos e, recentemente, um AVC, que a impossibilitou de continuar trabalhando com faxina.

“Não fiquei com sequelas. Sou muito ativa e isso me faz bem. Não me vejo sem trabalhar, sem ter algo que me agregue”, afirma.

Foto: arquivo pessoal

Se reinventando

Mesmo aposentada, ela decidiu que não ficaria parada. Pensando na saúde, começou a praticar pilates, algo que nunca imaginou fazer, e viu na culinária uma forma de continuar ativa e complementar sua renda. Mineira e apaixonada por cozinhar, os dotes culinários estão no “sangue”.

Ivanir passou a produzir empadões, empadinhas e canudinhos – receitas que exigem paciência, técnica e muito amor. O segredo, segundo ela, está no carinho que coloca em cada preparo.

“Depois de me aposentar, sabia que não queria ficar parada. Agora comecei a fazer pilates. Sempre gostei de cozinhar. O que sei da culinária, aprendi sozinha, testando receitas. Foi aí que resolvi transformar esse amor em algo que me trouxesse renda, produzindo empadões e canudinhos. Na vida, tudo que fazemos tem que ser com amor e dedicação. E é exatamente esse carinho que faz toda a diferença no sabor”, diz Ivanir.

Produção

O talento de Ivanir logo conquistou os primeiros clientes, e a produção cresceu rapidamente. Já chegou a fazer três mil canudinhos por semana, todos moldados à mão com massa finíssima, deixada para descansar de um dia para o outro. Entre os recheios dos empadões está no cardápio de Ivanir camarão, frango, bacalhau e calabresa. Já os recheios dos canudinhos, são personalizados de acordo com o gosto do cliente.

“Toda produção é feita por mim. As massas são caseiras. Uso os ingrediebtes básicos, como ovos, farinha e margarina. Os canudinhos servem para recheios doces e salgados. Já cheguei a fazer para festas promovidas pela Locanda. Dá trabalho, mas faço com dedicação e feliz”, conta.

Foto: arquivo pessoal

As vendas

As vendas, ainda tímidas, são feitas com ajuda de conhecidos e amigos que vão repassando seu cartão. “Quem conhece ou já encomendou, vai repassando meu contato. Assim vou recebendo as encomendas. Já cheguei a enviar para Juiz de Fora e pretendo expandir ainda mais”, conta a aposentada e nova empreendedora. Os pedidos podem ser feitos pelo número (24) 99200-1776 (whatsapp).

Assim como Ivanir, milhares de aposentados mostram que chegar na terceira idade não significa envelhecer a alma. Pelo contrário, pode ser o momento ideal para redescobrir talentos, realizar sonhos adiados e encontrar novos propósitos. Com energia de sobra e uma bagagem de experiências valiosas, eles provam que nunca é tarde para continuar ativo no mercado – e, principalmente, na vida.

Foto: arquivo pessoal

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir