Connect with us

Bate e volta no RJ: 16 blocos para curtir na Cidade Maravilhosa neste Carnaval

Agenda

Bate e volta no RJ: 16 blocos para curtir na Cidade Maravilhosa neste Carnaval

Pra cair na folia!

Matéria por Gabriela Vinhaes Santos Neves. Texto revisado por Angela Maziero Santana

Essa é para quem não mede esforços para descer a Serra e curtir um dia no Rio de Janeiro. Em parceria com o blog que é referência em jornalismo de entretenimento, a Sou pediu ajuda ao Entretetizei para produzir os bloquinhos que vão agitar a Cidade Maravilhosa neste Carnaval.

Foto: Reprodução/Rodoviária online

28 de fevereiro de 2025

De modo geral, os blocos que acontecem no bairro do Centro são os melhores. No dia 28, desfila o bloco Escorrega Mas Não Cai na rua Sacadura Cabral, Saúde. A concentração começa às 18h, o que quer dizer que o bloco começa a andar às 19h, e a dispersão é às 22h. É um desfile animado e ideal para os amantes de samba.

Carmelitas é um bloco muito famoso e tradicional da cidade, que foi fundado em 1990 e desfila pelas ruas do bairro de Santa Teresa, conhecido por suas ladeiras e casas coloridas. A música do Bloco é composta por marchinhas tradicionais, samba e outros ritmos do carnaval. Neste ano, ele acontece no dia 28 de fevereiro, às 13h, e 4 de março, às 8h.

Foto: Fernando Maia – RioTur

1° de março de 2025

O dia 1° de março é animado e vai exigir energia e preparo físico. O dia começa às 7h da manhã no bairro do Flamengo, no bloco Amigos da Onça. O repertório é bem diverso com composições autorais cômicas e uma mistura de ritmos, que passa pelo pop, groove, salsa, rock, reggae, samba, funk, carimbó, maracatu, bumba-meu-boi, ijexá, baião, pagode baiano e pagodes dos anos 90. É como um karaokê ambulante e grupal.

O Bloco Diversão Brasileira é recheado de nostalgia e uma pegada bem diferente do indicado anteriormente. Ele é uma celebração da arte da dublagem brasileira, que reúne fãs das vozes marcantes que deram vida a personagens queridos em programas de TV. O Bloco é parado e está previsto para desfilar na Tijuca com concentração às 14h e dispersão às 20h.

Foto: RioTur

2 de março de 2025

No Campo de Terra Batida do Aterro do Flamengo, às 8h, tem o Divina Tretas, um bloco LGBTQUIAPN+ que faz sucesso entre a galera da comunidade. A banda faz a folia ao vivo e sabe animar a galera.

Bangalafumenga é um bloco com uma banda que mistura muitos gêneros entre si como samba, funk, MPB e outros ritmos brasileiros. Quem curte um samba, vai gostar! Ele acontece no Monumento dos Pracinhas, Glória, às 10h.

O tradicional Cordão do Boitatá acontece há quase 30 anos e atrai milhares de apaixonados por pular carnaval com bateria e orquestra e apresentações que podem chegar até 7h de duração. A concentração é às 11h no Largo do Paço e o bloco é como um show, os músicos ficam er um palco.

O Agytoê reúne diversos ritmos afros, recriando a cultura e a luta dos carnavais de blocos afro-baianos pelas ruas do centro da cidade. O local do início do desfile é na Praça Cardeal Câmara, Centro, às 16h. Nesse mesmo horário, às 16h, no bairro do Grajaú, tem o bloco Perereca do Grajaú, na Praça Edmundo Rêgo. É um bloco familiar que anda pelas ruas desse bairro cheio de árvores.

Foto: Alexandre Vidal

3 de março de 2025

Vem Cá Minha Flor nasceu a partir da vontade de três amigos em resgatar a música e o comportamento do carnaval de rua carioca, isso tudo enquanto todos os foliões usam flores. Ele se inicia na Avenida Marechal Câmara, Centro, às 8h.

Um dos blocos mais conhecidos do carnaval carioca é o Sargento Pimenta. O próprio nome é uma clara referência ao álbum lançado em 1967 pela banda britânica The Beatles intitulado Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. As músicas da folia misturam as canções do grupo com arranjos de samba, marcha, maracatu e outros ritmos nacionais. No ano de 2025, o bloco vai homenagear Elis Regina e vai acontecer na Avenida Infante Dom Henrique, Flamengo, às 8h.

Foto: RioTur

4 de março de 2025

O dia começa com o Megabloco Fervo da Lud, comandado pela cantora Ludmilla. Ele começa cedo, às 7h, na Rua Primeiro de Março, Centro. Como é um bloco muito cheio, é bom estar preparado! Se prepara porque a Rainha da Favela vem aí para misturar o funk, o pagode e o samba. Um dos blocos mais bonitos da cidade se chama Orquestra Voadora e toma conta do Aterro do Flamengo, altura do Outeiro da Glória. Reúne pernas de pau e cores vibrantes. Ele termina no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e, desde 2009, vibra essa região carioca.

Situado na Zona Sul da cidade, o Clube do Samba acontece na Avenida Atlântica, Copacabana, às 9h, de frente para o mar com a vista para a princesinha do Rio. Ele foi fundado em 1980, inspirado no grupo de João Nogueira, um dos maiores sambistas do Brasil e conta com enredos políticos, além, é claro, de muito samba.

Se está procurando uma bateria energética e muita animação, a resposta é Bonecas Deslumbradas de Olaria, um bloco fundado em 1977 e um dos maiores de Olaria e região. Sua concentração acontece às 16h, na rua Conselheiro Paulino, Olaria.

Foto: Felipe Diniz – RioTur

5 de março

Para fechar o carnaval com chave de ouro, temos para indicar o Cordão do Me Enterra na Quarta, famoso por encerrar o feriado de folia em grande estilo e com muita animação. A banda que dá o tom do cortejo executa marchinhas, maracatus, sambas, axés e forrós. Situado no Centro, ele começa às 14h, na Avenida Augusto Severo.

Foto: reprodução Facebook – Cordão do Me Enterra na Quarta

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir