Com mais de 7,2 mil ocorrências policiais em 2024, Petrópolis ainda é a cidade mais segura do estado?
Estelionato, furto de celular e estupro são alguns dos principais crimes cometidos na cidade. Saiba o que diz a Polícia Militar
Em 2024, Petrópolis foi considerada a cidade mais segura do Rio de Janeiro. Apesar disto, o município registrou mais de 7,2 mil ocorrências policiais neste mesmo ano, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). Sendo assim, ainda é possível afirmar que Petrópolis é uma das cidades mais seguras do estado? De acordo com a Polícia Militar, a resposta é sim.
Foto: @olhar_das_ruas
Isto porque, apesar do alto número, as ocorrências atendidas pelo 26° BPM correspondem a apenas 2,51% de todas as solicitações recebidas no estado, cerca de 288 mil. Vale ressaltar também que o Anuário de cidades mais seguras do Brasil leva em conta a taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes que, em Petrópolis, ficou em 12,4.
Saiba mais: Pesquisa aponta Petrópolis como a cidade mais segura do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação 26º BPM
Principais crimes cometidos na cidade
De janeiro a novembro de 2024, as principais ocorrências registradas foram dos seguintes crimes:
1° Estelionato – 2.374
2° Ameaça – 1.269
3° Lesão corporal dolosa – 1.131
4° Apreensão de drogas – 863
5° Lesão corporal culposa de trânsito – 306
6° Furto de celular – 272
7° Estupro – 118
8° Roubo de rua – 66
9° Furto de veículos – 44
10° Tentativa de homicídio – 44
Em comparação a 2023, os furtos de celulares aumentaram 68,9%, enquanto os furtos em geral cresceram 22,7%. Outros crimes que registraram aumento foram o de estupro (21,6%) e estelionato (18%).
Foto: @26bpm_pmerj
Atuação da PM
Segundo a Polícia Militar, no caso dos furtos, as equipes da instituição atuam conforme a mancha criminal, intensificando abordagens e patrulhamento nos locais onde foram registradas as ocorrências. Já os golpes estão abaixo da média estadual (22%).
“Por na maioria dos casos esses furtos serem cometidos por usuários de drogas e sem violência, muito dos autores presos pela PM são liberados para responder em liberdade, o que acarreta em um ciclo vicioso, onde o autor furta para trocar em drogas. Os casos de estupro, também são complexos, pois a maioria são registrados em ambiente doméstico, onde a PM não consegue atuar de forma ostensiva”, acrescenta a organização.
O 26° BPM atua diuturnamente contra os mais diversos crimes, tendo como destaque o enfrentamento aos crimes relacionados ao tráfico de drogas. Nos primeiros 15 dias de 2025, já foram apreendidos 20 quilos de material entorpecente, três réplicas de arma de fogo, uma pistola 9mm e munições.
“Temos também intensificado as abordagens aos motociclistas, visando o enfrentamento aos crimes de trânsito, e até mesmo os crimes de tráfico de drogas, roubos, e homicídios, que por vezes seus autores utilizam deste meio de transporte, para obter êxito na empreitada criminosa”, afirma a PM.
Foto: Divulgação 26º BPM
Uma das cidades com mais registros de golpes
Apesar de estar abaixo da média estadual, Petrópolis foi uma das 10 cidades que mais registraram ocorrências de estelionato no último ano. “Atualmente este crime vem se tornando um cibernético, tornando sem efeito a ostensividade policial militar nas ruas”, comenta a instituição.
A organização dá algumas dicas para evitar cair em golpes:
- Desconfie de ofertas que parecem “boas demais para ser verdade”:
Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Desconfie de ofertas tentadoras que prometem produtos a preços baixíssimos ou lucros exorbitantes sem risco. - Verifique a autenticidade de e-mails, mensagens e ligações:
Antes de clicar em links ou fornecer informações, fique atento aos sinais de alerta:
– Erros gramaticais e ortográficos;
– Endereços de e-mail suspeitos;
– Links que redirecionam para sites diferentes do que o anunciado. - Não forneça dados pessoais ou bancários em sites ou redes sociais desconhecidas:
Evite compartilhar informações confidenciais em sites ou redes sociais que você não conhece. Golpistas podem criar sites falsos ou perfis fraudulentos para coletar seus dados. - Utilize senhas fortes e exclusivas para cada conta:
Evite usar a mesma senha para diferentes contas. Crie senhas complexas, com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. - Tenha cuidado com o que você compartilha online:
Evite divulgar informações pessoais em excesso, como data de nascimento, endereço e telefone. - Erros gramaticais e ortográficos em e-mails e sites:
Golpistas frequentemente cometem erros gramaticais e ortográficos em suas mensagens e sites. Desconfie de qualquer comunicação que apresente esses erros. Exemplo: Um e-mail de uma instituição bancária com erros gramaticais e ortográficos.