Connect with us

UNIFASE/FMP abre inscrições para curso de Libras em Petrópolis

Educação

UNIFASE/FMP abre inscrições para curso de Libras em Petrópolis

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm algum grau de deficiência auditiva, o que representa aproximadamente 5% da população, segundo dados do IBGE

Em Petrópolis, aproximadamente 14 mil pessoas se declararam surdas ou deficientes auditivas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para esse público, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é essencial para a comunicação e integração social. Pensando nisto, a UNIFASE/FMP está com inscrições abertas para o curso de Libras na cidade.

Foto: Divulgação

“As pessoas acham, equivocadamente, que a Libras é uma segunda língua, quando na verdade, ela é uma língua oficial do Brasil, assim como é o Português. Todo mundo, em algum momento, vai acabar lidando com algum deficiente auditivo. Essa acessibilidade comunicacional é fundamental para um atendimento de equidade da comunidade surda”, explicou Clévia Sies, professora de Libras da UNIFASE/FMP.

Importância social

De acordo com a Federação Mundial dos Surdos (WFD), 80% das pessoas surdas no mundo enfrentam dificuldades para compreender as línguas escritas. Isso reforça a importância da Libras como um instrumento para o acesso à informação e a participação social. No Brasil, a ausência de acessibilidade comunicacional limita as oportunidades de autonomia e integração de milhões de cidadãos.

Foto: Divulgação

“Muitas vezes o surdo não compreende o português e algumas pessoas acham que é só parar na frente do surdo que ele vai fazer a leitura labial, e não é isso! A língua portuguesa é a segunda língua para ele, então a gente tem comprovadamente uma baixa compreensão da língua portuguesa de forma eficaz”, ressaltou a professora.

Sobre o curso

Investir no aprendizado e na difusão da Libras é um importante passo para a inclusão e para a construção de uma sociedade mais justa, nesse sentido, a UNIFASE/FMP está com as inscrições abertas para dois cursos de Libras, de aperfeiçoamento e extensão.

“Nesse curso o aluno vai sair fluente na Língua Brasileira de Sinais. O curso tem duração de 10 meses e vai do nível básico ao intermediário. As aulas serão híbridas, ministradas no campus Barão e também assíncronas pela internet. Serão dois cursos, um de extensão com carga horária de 150 horas e um de aperfeiçoamento, com 180 horas. Um diferencial do curso serão os módulos específicos de sinais para várias áreas do conhecimento, de acordo com a demanda dos alunos, assim após o curso eles estarão aptos para um atendimento com equidade para a comunidade surda. Esse diferencial só temos na UNIFASE/FMP”, acrescentou Clévia.

Foto: divulgação

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site da instituição clicando aqui. Acesse Aperfeiçoamento ou Extensão para garantir sua vaga. O curso de Aperfeiçoamento é destinado a graduados de todas as áreas, enquanto o de Extensão é voltado para alunos de graduação, profissionais de diversas áreas e pessoas com formação no Ensino Médio (comunidade em geral).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir