UNIFASE Petrópolis realiza consultas gratuitas de especialidades em quilombo de Areal
Projeto de extensão oferece consultas pediátricas, tratamentos odontológicos, acompanhamento nutricional e atividades de educação em saúde no Quilombo Boa Esperança
No coração do Quilombo Boa Esperança, localizado na cidade de Areal (RJ), um projeto de extensão do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e da Faculdade de Medicina de Petrópolis tem construído pontes entre a comunidade e a academia. Iniciado há pouco mais de um ano, o projeto promove diálogos, aprendizados e ações voltadas às necessidades reais dos moradores.
Foto: Reyner Araújo
A ação une educação, saúde e valorização cultural, reafirmando o compromisso da instituição em formar profissionais conscientes e engajados com a sociedade.
“Frequentamos a comunidade quinzenalmente e trabalhamos lado a lado com uma aluna quilombola, que também é extensionista e estuda Psicologia na UNIFASE. Essa parceria nos permite entender melhor as demandas locais e construir um processo enriquecedor de trocas de conhecimentos e aprendizados. É um verdadeiro caminhar coletivo, onde todos têm algo a ensinar e aprender”, frisa Gleicielly Zopelaro, professora do Setor de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP.
Foto: Reyner Araújo
Ação transformadora
Isabel Machado, aluna de Odontologia e extensionista do projeto, reforça o impacto dessa vivência. “Decidi participar do projeto pela experiência única que ele proporciona. Estar em contato direto com a comunidade é transformador, tanto para o nosso aprendizado técnico quanto para o desenvolvimento humano. A troca é incrível, e cada encontro nos ensina algo novo”.
Foto: Reyner Araújo
A frequência regular do projeto é às sextas-feiras, mas ações especiais, como a realizada recentemente em um sábado, também são solicitadas pela própria comunidade.
“A nossa primeira ação foi realizada em novembro, em parceria com a escola e com a própria unidade de saúde do Quilombo. Todos foram muito solícitos. Assim, trouxemos nossos alunos e professores para um dia especial de ação. Atendemos aproximadamente 45 crianças com consultas pediátricas, tratamentos odontológicos, acompanhamento nutricional e atividades de educação em saúde”, salienta a professora.