Circuito Petrópolis EcoSol leva moda, gastronomia e arte às praças do Centro Histórico
Feiras acontecem em três praças, semanalmente, das 10h às 17h30
De terça a domingo, as praças Alcindo Sodré, da Inconfidência e Visconde de Mauá, no Centro de Petrópolis, se transformam em um ponto de encontro para quem busca moda, gastronomia e arte de forma sustentável e acessível. Das 10h às 17h30, o Circuito Petrópolis EcoSol reúne expositores que, juntos, formam uma verdadeira vitrine da Economia Popular Solidária.
Foto: divulgação
Sobre a Feira
As feiras são uma iniciativa do Fórum de Economia Popular Solidária de Petrópolis (FESP), e tem como objetivo promover práticas sustentáveis e fortalecer os pequenos empreendedores locais.
Criado oficialmente em 13 de maio de 2010, após uma série de reuniões que começaram em 2009, o FESP é um espaço democrático de discussão e articulação em prol da Economia Popular Solidária na cidade.
“É um fórum permanente, onde trocamos saberes e buscamos o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários”, explica Claudia Catrinck Gheren, uma das expositoras do Circuito. O FESP também é uma plataforma de apoio para os movimentos sociais e gestores públicos que compartilham dos princípios da Economia Solidária, alinhados ao Movimento Nacional e ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
Foto: divulgação
Desafios e falta de apoio
Apesar do sucesso das feiras, os expositores enfrentam desafios. Claudia aponta a falta de suporte, especialmente no que diz respeito à divulgação. “A dificuldade é como um todo. Não temos apoio da prefeitura, que cobra pelo uso das barracas, mas não oferece suporte em termos de propaganda. Toda a divulgação fica por conta dos próprios expositores”, desabafa.
Produtos variados e feitos à mão
Os expositores do Circuito EcoSol oferecem uma ampla variedade de produtos. Entre eles, destacam-se peças de crochê, acessórios para cabelo, produtos de decoração, roupas para pets, além de barracas de gastronomia com brownies, café, doces e uma diversidade de acessórios, como colares e chaveiros, todos feitos de forma artesanal.
Foto: divulgação
Confira os horários de funcionamento:
- Praça Alcindo Sodré – toda terça e quarta-feira, de 10h às 17h30
- Praça da Inconfidência – toda sexta das 10h às 17h30
- Praça Visconde de Mauá – todo sábado, domingo e feriados, de 10h às 17h.
Acompanhe o Circuito Petrópolis EcoSol pelo Instagram @forumecosolpetropolis