McDia Feliz: conheça a jovem petropolitana que é beneficiada por essa iniciativa
Lays Maciel, de 13 anos, luta contra o câncer desde os 11 meses, e é uma das hóspedes da Casa Ronald. Ação que acontece em todo o Brasil será neste sábado, em todas as unidades da rede de fast food
Neste sábado (24), acontece o McDia Feliz, uma das principais mobilizações em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil. Em Petrópolis, uma das beneficiadas pelo projeto é Lays Tobias Maciel de Carvalho, de 13 anos, que, desde os 11 meses, luta contra a doença.
Fotos: Arquivo Pessoal e Reprodução
Durante todo o tratamento, que acontece no INCA, no Rio de Janeiro, Lays e sua mãe, Ana Paula ficam hospedadas na Casa Ronald do Rio de Janeiro, iniciativa do McDonald’s. Para ela, o McDia Feliz é importante para que outras famílias também sejam ajudadas.
“É um apoio importantíssimo nesse processo de luta contra a doença. Se não fosse por essa casa, como voltaríamos para Petrópolis todos os dias? Aqui temos todo um suporte. Além da moradia, temos comida feita pelas cozinheiras, o carro vem aqui e nos leva para o hospital, toda a equipe de funcionários e voluntários é extremamente cuidadosa e amorosa”, comenta Ana Paula.
Lays mais nova em campanha para a Casa Ronald. Foto: Divulgação
Força de Lays
A mãe conta que no dia 3 de janeiro de 2012 elas receberam o diagnóstico. “Ela começou a passar mal. Fomos ao hospital e ali recebemos a notícia de que ela tinha uma massa no rim esquerdo. Ficamos seis dias no Santa Teresa e depois ela foi transferida para o INCA, onde tiveram início às sessões de quimioterapia”.
Depois de uma cirurgia e ao final do tratamento, surgiu um nódulo no rim direito, que fez com que Lays passasse por outras 36 sessões de quimioterapia e entrasse em controle da doença.
“Foi muito difícil pra gente, tudo muito novo, mas entramos nesse processo bem confiantes. Ela não tinha muito entendimento do que estava acontecendo, então fomos lidando com calma. Por conta do tratamento, a Lays ficou com algumas sequelas, dentre elas a neutropenia benigna, que é quando a medula não produz células de defesa no corpo”, explica.
Fotos: Arquivo Pessoal
Com esta condição, a “pequena gigante” precisou tratar com imunologia no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Após nove anos com o câncer controlado, em outubro de 2022, a petropolitana começou a sentir novas dores, outra massa se formava no rim direito.
“Iniciamos novamente o tratamento, fizemos outra cirurgia e descobrimos que esse tumor é um pouco mais agressivo que o primeiro. Em abril deste ano, ela passou por um transplante de medula e agora, no final de julho, descobrimos uma metástase pulmonar no pulmão direito e ela está se preparando para mais uma cirurgia, que vai ser a terceira”, finaliza.
Fotos: Arquivo Pessoal
Como funciona o McDia Feliz?
Para apoiar a iniciativa, basta comprar um Big Mac, que custa R$ 19, no dia 24 de agosto. A ação reverte a renda destas vendas para instituições de tratamento do câncer infanto-juvenil.
O evento será realizado em unidades do McDonald’s de todo o país. Em Petrópolis, é possível encontrá-las nos seguintes endereços:
Rua do Imperador, 786 – Centro
R. Treze de Maio, 135 – Loja 1 – Centro
R. Cel. Veiga, 771 – Centro
BR-040, km 66 – Araras
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
Como se voluntariar?
Em Petrópolis, a campanha acontece há 15 anos e tem na figura do casal Neyle Rossoni e Sergio Anachoreta seus anfitriões desde 2009. Para quem quiser se voluntariar, é possível ajudá-los na organização do evento ou como atração na frente de loja.
“Nós precisamos muito de voluntários que se engajem na campanha. Fazemos um treinamento simples para que eles nos ajudem na frente de loja e convençam as pessoas a comprarem o Big Mac, falando da importância da data”, explica Neyle.
As equipes de voluntários se dividem em turnos de no mínimo 4h. Para se inscrever, basta entrar em contato com a Neyle pelo WhatsApp (21) 98449-0084 ou com o Sergio, (21) 99883-6035 para mais detalhes.
Veja também: Conheça os anfitriões do McDia Feliz em Petrópolis e o impacto da ação
Foto: Divulgação
Impactos da iniciativa
Neste ano, o evento está em sua 36ª edição e beneficiará 108 instituições que atuam na oncologia pediátrica em 21 unidades federativas. Além de mais de mil projetos de norte a sul do país, dentre eles o Instituto Ronald McDonald e o Instituto Ayrton Senna.
Desde sua primeira edição, o McDia Feliz já arrecadou cerca de R$ 400 milhões, transformando a vida de milhares de famílias que lutam pelos seus filhos com câncer. Atualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer, INCA, essa é a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos no país.
Foto: Arquivo pessoal
Mais informações podem ser conferidas no Instagram @casaronaldrj ou no site clicando aqui.