Connect with us

Projeto leva aulas de balé gratuitas para meninas de comunidades de Petrópolis

Cidade

Projeto leva aulas de balé gratuitas para meninas de comunidades de Petrópolis

Ballet ORES ocorre em sete comunidades da cidade para meninas com idades entre 4 e 12 anos

As chuvas que atingiram Petrópolis no ano de 2022, não só deixaram tristeza para milhares de moradores, mas também esperança e integração social. Desde o ocorrido, a Organização de Reintegração e Estímulo à Socialização (ORES) está oferecendo aulas gratuitas de balé voltadas para o público infantil, entre 4 e 12 anos, em sete comunidades da cidade.

Foto: divulgação

Iniciativa

Há oito anos, a ORES atua no estado do Rio de Janeiro com ações para moradores em situação de rua. Em resposta à tragédia que atingiu Petrópolis, a Organização expandiu suas atividades, inaugurando uma sede na cidade. A iniciativa teve início com visitas a diversas comunidades, independente de terem sido diretamente afetadas pelas chuvas.

O primeiro projeto implantado foi o Odontomóvel, no Alto Independência, onde a ORES estabeleceu a sede do Ballet ORES. A primeira apresentação reuniu 100 crianças, dançando de forma gratuita para seus pais, despertando um interesse crescente de outras localidades.

Foto: divulgação

“Pais e mães relataram nunca terem visto projetos focados especificamente nas meninas, que muitas vezes ficavam de fora das atividades oferecidas, como futebol, capoeira e jiu-jitsu. Assim, a ORES começou a buscar parcerias com igrejas locais, que se voluntariaram e cederam espaços para a realização das aulas de balé”, explica Wanderléya de Oliveira, coordenadora do Ballet ORES. 

Ballet ORES nas comunidades

Com o apoio do EGA – Espaço Gênesis de Artes, e sob a coordenação da artista bailarina Wanderléya, o Ballet ORES foi implantado inicialmente em seis comunidades: Alto Independência, Sargento Boening, Centro, Quitandinha, Itamarati e Humberto Rovigatti. Com o sucesso, foi aberto recentemente um novo polo na comunidade do Boa Vista.

“São cinco professoras capacitadas que ministram as aulas e ensinam as meninas as técnicas da dança”, conta Wanderléya.

Apresentação na Casa de Portugal

No começo deste mês de julho, 450 alunas dessas comunidades se apresentaram na Casa de Portugal para uma plateia de 2 mil pessoas, em três sessões. Com a certeza de que a arte transforma a vida das pequenas bailarinas, Wanderléya também destaca a oportunidade de estar proporcionado, através da dança, a alegria das famílias de estarem presenciando este momento na infância de seus filhos.

Foto: divulgação

“A alegria das meninas em subir ao palco e realizar o sonho de ser bailarina, bem como o orgulho das famílias ao assistirem suas princesas dançando, foram momentos de grande emoção e satisfação para todos os envolvidos. Acreditamos que podemos alcançar muitas outras comunidades, levando arte, dança e cultura, além de afeto e acolhimento, às crianças e suas famílias”, finaliza a coordenadora do Ballet ORES. 

Como participar do Ballet ORES

As aulas de balé ocorrem no Independência, às segundas-feiras, na parte da manhã e tarde; no Boa Vista, às segundas-feiras, às 18h; no Centro, às quartas, de manhã e à tarde; no Sargento Boeing, às quartas-feiras, a partir das 17h30; no Quitandinha, às quintas-feiras, a partir das 18h; no Itamarati, às sextas-feiras, de manhã e à tarde e no Humberto Rovigatti, às sextas-feiras, a partir de 17h30.

Para participar do projeto basta entrar em contato pelo WhatsApp: (24) 98147-2418

Conheça mais o Espaço Gênesis De Artes e a ORES Petrópolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir