Connect with us

Artistas petropolitanos se apresentam no Festival Sesc de Inverno neste fim de semana

Agenda

Artistas petropolitanos se apresentam no Festival Sesc de Inverno neste fim de semana

Com entrada gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento, evento acontece neste sábado (27) e domingo (28), no Parque de Itaipava

Maior festival multilinguagem do Brasil, o Festival Sesc de Inverno levará grandes nomes da música brasileira ao Parque de Itaipava, em Petrópolis, neste sábado (27) e domingo (28). Durante o evento, que recebe artistas como Alcione, Lagum, Gloria Groove e Ludmilla, os cantores petropolitanos Igor Oggy e Kika Notini poderão soltar a voz. Além disto, artistas do audiovisual e da literatura de Petrópolis também participam do festival.

Foto: Divulgação

“Ao pensar na programação do Festival Sesc de Inverno, o principal objetivo em Itaipava foi dar destaque aos talentos da nossa cidade. É uma oportunidade das nossas bandas estarem no line-up principal de um evento, tocando no mesmo palco e estrutura de artistas com projeção nacional. Essa troca entre atrações que um festival possibilita é um processo formativo para todos os envolvidos e normalmente gera parcerias bem interessantes”, revela Sidnei Carvalho, analista de cultura do Sesc RJ e um dos curadores do evento.

Igor Oggy

Igor Oggy começou na música aos 10 anos, na igreja que frequentava, onde cantou assiduamente até os 20. Nesse meio tempo, já fazia apresentações em teatros da cidade e programas de TV locais.

Em 2023, o artista estreou como ator no Teatro do Rio de Janeiro, realizou seu novo show “Ser ou Ser”, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, e cantou pela primeira vez na Parada LGBTI+ do Rio de Janeiro. Além disso, se destacou ao conseguir mais de 100 mil reproduções em suas músicas no Spotify.

Foto: @victor_carvasv

Em seu show, que acontece no sábado (27), às 20h30, o público pode esperar muita inspiração no Pop e na Black Music dos anos 2000. “Sonoridade essa que estará presente no meu primeiro álbum de estúdio que vou lançar mais pro final do ano. A galera vai ouvir também o meu novo single ‘DEMAIS’, algumas da IZA e de estrelas do R&B americano, como Ne-Yo e Muni Long”, revela.

O cantor conta que, após estrear o Musical “Rádio Quitanda” no início desse ano no CCSQ, surgiu o convite para a participação no festival. No fim de 2023, Igor havia estreado seu novo formato de show, também no CCSQ, que foi bem recebido pelo público.

“Eu estou com as expectativas no mais alto grau! Ver que eu sou uma atração tal qual Gloria Groove, Preta Gil, Alcione e Sandra de Sá, tudo no mesmo dia, traz uma sensação muito louca, mas muito boa. Cantar pra minha cidade sempre foi o meu sonho, mas isso tudo está sendo 10 vezes maior do que eu sonhei. Eu sou muito grato”.

Foto: Reprodução Instagram @igor.oggy

Kika Notini

Nascida em Belo Horizonte, Kika Notini vive em Petrópolis desde 2002. Além de cantora, é também professora de canto e produtora cultural. Em 2006 fez parte do Trio Dubrá e, em 2011, lançou o disco “Trio Dubrá – Ao Vivo”, gravado no Palácio de Cristal.

Kika é também a cantora principal das composições de Toni Brisson, uma das vocalistas da Banda Pagu e, recentemente, lançou seu primeiro trabalho autoral, o EP “Novo ou Normal”, junto a banda Nós 4.

Foto: Mariana Kreischer

Em seu show, que acontece no sábado (27), às 16h, a artista levará suas canções, além de grandes obras da música brasileira.

“Ser convidada para tocar no mesmo palco de artistas renomados é uma sensação indescritível de realização. É como se todo o esforço e dedicação que coloquei na minha música por mais de duas décadas estivesse sendo reconhecido. Fazer parte de um festival que valoriza a cultura brasileira é uma honra imensa. É uma oportunidade para contribuir com um legado cultural vibrante e compartilhar as nuances e os ritmos que fazem parte da nossa história e do nosso povo”, comenta.

Foto: Mariana Rocha

Verticalidades

Na área do audiovisual, Gregori Bastos dirige a videoinstalação “Verticalidades”, que será exibida das 16h às 23h, no Parque de Itaipava. Participam da ação cinco artistas, selecionados por ele com base na diversidade das principais linguagens artisticas. São eles:

Grupo Malabaguita (Área Circense) – Este grupo traz a magia e o encanto do circo, adicionando uma dimensão lúdica e visualmente impactante ao projeto.

Mayara Ferreira (Música) – Mayara é uma musicista, cantora e intérprete dedicada, cuja habilidade e sensibilidade musical acrescentam uma camada sonora rica e envolvente ao videoarte.

Jéssica Lima (Dança) – Com movimentos expressivos e coreografias cativantes, Jéssica representa a arte da dança, traduzindo emoções e histórias através do corpo.

Emily Materna (Slam/Poesia Viva) – Emily, conhecida como Materna, é uma poetisa de slam, trazendo a força e a intensidade da poesia falada, que ressoa profundamente com o público.

Yuri Mendes (Teatro) – Yuri é um ator de teatro cujo talento dramatúrgico enriquece o videoarte com performances que capturam e envolvem os espectadores.

Fotos: Gregori Bastos e Mariana Rocha

O produtor do projeto, Vinicius Gabriel, da Casa Vinil, explica que a escolha de artistas considerou a adaptação ao formato vertical dos vídeos, otimizando para a visualização em smartphones e celulares.

“O projeto promove a cultura e os artistas locais em eventos de grande visibilidade, como o Festival Sesc de Inverno. Isso amplia o alcance e o impacto das artes, proporcionando uma plataforma para que artistas de diferentes disciplinas possam se destacar e interagir com um público diversificado. Esforçamo-nos para incorporar essa diversidade e riqueza de linguagens artísticas, criando um conteúdo vibrante e acessível para todos”.

Ponto de leitura

Durante o Festival, funciona o ponto de leitura, no sábado (27) e domingo (28), das 10h às 16h. Estes espaços são montados com tendas, almofadas, tapetes e um acervo variado de livros para todos os gostos e idades. Por lá, a contadora de histórias petropolitana Cristina Ferreira, acompanhada de Hilda Sadock, promoverá uma série de atividades com as crianças.

Foto: Reprodução Sesc Rio

“Fim de semana combina com parque, brincadeiras e leitura. No Ponto de Leitura teremos um acervo de livros infantis e gibis, além de literatura adulta para os pais. E em determinados momentos, faremos sessões de mediação de leitura e oficinas de livros artesanais, marcadores de páginas e pintura de máscaras. Vai ser um dia de criação e interação. É uma iniciativa fantástica nesse festival tão diverso e plural. Estamos muito animadas”, afirma.

No domingo, das 14h às 17h, no Palácio Quitandinha, acontece também uma minimaratona de contação de histórias com seis contadoras: Alaide Guedes, Marcilene Laureano, Jânice Muniz, Eunicia Fernandes, Nicole Pinheiro e Cristina Ferreira.

Foto: Luana Lagreca

“Vamos convidar as famílias para a sede do Sesc Quitandinha para contar histórias relacionadas à nossa cultura popular, africana, indígena e europeia. É uma maratona em que os livros vão formar esse caldeirão de tantas histórias de tantos povos que nos formam enquanto Brasil”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir