Connect with us

Grupo de pessoas LGBTQIA+ se une para levar alegria, lazer e esporte à comunidade de Petrópolis

Cidade

Grupo de pessoas LGBTQIA+ se une para levar alegria, lazer e esporte à comunidade de Petrópolis

[Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+] Idealizado no ano de 2019 por amigos, grupo organiza encontros mensais com jogos esportivos, piquenique e trilhas pela cidade

Neste dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data lembra a “Revolta de Stonewall”, dia em que no ano de 1969 um grupo de gays, lésbicas, bissexuais, trans e travestis se rebelaram contra uma invasão da polícia de Nova York no bar StonewallInn, que era frequentado pela comunidade. Com o propósito de proporcionar muita alegria, acolhimento e ativismo, há cinco anos, foi criado o Grupo Gaymada em Petrópolis.

Foto: divulgação

Sobre o Gaymada

Um grupo plural, com vários idealizadores, onde cada um contribuiu com uma ideia. Esse é o Gaymada de Petrópolis. Idealizado no ano de 2019, por amigos, a ideia era levar opções de lazer para a comunidade, mas o grupo foi crescendo e ganhando novos propósitos.

“No final de 2018, eu e alguns amigos fizemos um piquenique no Parque de Itaipava. A Isis, uma das idealizadoras, teve a ideia de ampliar e convidar pessoas de fora do nosso círculo. As opções de lazer para jovens e adultos em Petrópolis são poucas, especialmente para o nosso público. Não tinha muita opção diurna, só festas à noite, o que não agradava quem não gosta de álcool ou vida noturna. Também pensamos nos menores de idade, que não tinham nenhuma opção de lazer na cidade. Nosso propósito é misturar esporte com ativismo, acolhimento e muita diversão para nossa comunidade”, diz Yago Corrêa, membro e idealizador do grupo.

Foto: divulgação

Encontros para todos

Yago ressalta que o grupo é para todo o público, que vem crescendo e ganhando novos participantes. Nesses cincos anos, mais de 300 pessoas já participaram dos encontros que ocorrem também em outras cidades.

“Já fizemos eventos no Centro de Petrópolis, Três Rios e em Itaipava. Em breve, queremos expandir para Teresópolis. Atualmente, no grupo de WhatsApp, temos cerca de 110 pessoas e no Instagram mais de 3.500 seguidores”, conta.

Foto: divulgação

Na cidade o grupo se reúne no Parque de Exposição de Itaipava, onde acontece o Gaymada – jogo esportivo; no Parque Natural Municipal da Ipiranga, com a realização do POCnique – piquenique e no Horto Municipal de Três Rios, também com jogo esportivo.

Foto: divulgação

Os eventos ocorrem no último domingo de cada mês e as datas são anunciadas com antecedência pela rede social.

“Também realizamos excursões para shows, praias e paradas LGBT em outros municípios. Além disso, criamos o “PocsAventureiras” voltado para quem gosta de trilhas e atividades ao ar livre”, diz Yago.

Neste dia em que é celebrado o Orgulho lgbtqiapn+, e que muitas pessoas ainda lutam por respeito a sua orientação e escolha sexual, Yago deixa um recado: “vocês são incríveis. Cada um tem uma força e coragem imensa. Sei que não é fácil lidar com o preconceito e a discriminação, mas saibam que vocês são importantes, exatamente como são. Há muita gente ao redor do mundo que está com vocês nessa luta, gente que acredita na igualdade e no respeito para todos. Não deixem que nada apague o brilho de vocês”.

Para fazer parte do Gaymada e informações sobre os eventos promovidos pelo grupo, acompanhe o Instagram @gaymadapetropolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir