10 motivos para aproveitar o Festival Fado que começa neste sábado em Petrópolis
Festival Multicultural “Fado em Cidades Históricas” acontece neste sábado (18) e domingo (19), com música, história, poesia e gastronomia no Palácio de Cristal
Começa neste sábado (18), no Palácio de Cristal, em Petrópolis, o Festival Multicultural “Fado em Cidades Históricas”. O evento vai até o domingo (19) e celebra as influências portuguesas, africanas e dos povos originários, com atrações para toda a família. E para te convidar a curtir o evento, reunimos nesta lista 10 motivos para aproveitá-lo.
Foto: Divulgação
1. O evento é gratuito
Todas as atividades do evento, como as apresentações musicais e infantis, oficinas, palestras e feira de expositores, são gratuitas.
2. E pet friendly
O festival foi pensado para toda a família mesmo. Dá, inclusive, para levar o pet para passear na área externa do Palácio e curtir o evento.
Foto: Reprodução Instagram @cacau_penelope2020
3. O local escolhido
Inaugurado em 1884, era no Palácio de Cristal onde aconteciam os principais eventos da cidade, como exposições de flores, festas de chá e outros eventos sociais. Agora, 140 anos depois, isto não é diferente. Além de curtir o evento e conhecer um dos principais cartões-postais da cidade, os visitantes ainda podem “turistar” pelo Centro Histórico.
Foto: Divulgação
4. A gastronomia
Em um reflexo histórico de interações culturais, a gastronomia portuguesa carrega influências romanas, árabes, africanas e brasileiras em sua culinária. Entre especiarias, temperos e ingredientes, o festival propõe uma viagem histórica de imersão nos sabores tradicionais e contemporâneos da gastronomia lusitana.
Os participantes têm a oportunidade de explorar pratos típicos e os populares quitutes, como o famoso pastel de Belém, e apreciar vinhos tradicionais.
Foto: Reprodução Moinho Globo
5. Workshop culinário
Além disto, um dos pontos altos do Festival é o workshop de culinária gratuito com a renomada e premiada chef Marlene Vieira (@chefmarlenevieira) sobre a nova e tradicional gastronomia portuguesa.
Marlene é considerada a chef feminina número 1 de Portugal, e seu restaurante foi indicado este ano de 2024 pelo Guia Michelin. O encontro acontece no domingo, às 13h no Senac, em frente ao Palácio.
Foto: Divulgação
6. As exposições
Em ambas as datas, a partir das 11h, os visitantes também poderão conferir a feira de arte ao ar livre. Por lá, estarão disponíveis artesanatos, vinhos, porcelanas e livros.
Foto: Instagram @gustavogomesfoto
7. Os shows musicais
A programação contará com shows musicais de artistas locais, de diversos estados brasileiros e de Portugal. No sábado, o petropolitano João Felippe se apresenta às 16h30, seguido do carioca Hamilton de Holanda às 18h, da portuguesa Ana Moura às 19h30 e do DJ MAM, do Rio de Janeiro, às 21h15.
No domingo é a vez da Orquestra Maré do Amanhã, às 16h, com participação das solistas Natasha Llerena e Raquel Tavares. Em seguida, às 17h30, acontece um encontro inédito entre a guitarrista portuguesa Marta Pereira da Costa e a violonista de 7 cordas brasileira Samara Líbano. Às 19h, a portuguesa Raquel Tavares encerra a programação musical.
Marta Pereira da Costa. Foto: Divulgação
8. A programação infantil
E é claro que as crianças não ficariam de fora da programação. No sábado, os pequenos poderão conferir um teatro de bonecos às 11h30. Já no domingo, neste mesmo horário, será realizada uma oficina de capoeira e jongo.
Mais tarde, às 14h30, acontece uma corrida de caravelas com contação de histórias em ambas as datas.
Fadista Ana Moura e Bandolinista Hamilton de Holanda. Foto: Divulgação
9. Sarau e palestra
Além disto, no sábado, às 14h30, a historiadora Natália da Paz fala sobre os laços históricos que unem Brasil a Portugal e a pesquisadora Rosana Lanzellote fará uma palestra com o tema “Dom Pedro enquanto musicista e compositor”, às 15h.
E no domingo acontece o Sarau Decolonial, às 14h00, com poetas e artistas como a atriz portuguesa Joana Solnado, o historiador Jonathan Raymundo, Viviane Vasconcelos e Winona Evelyn. A mediação é de Nikita Llerena.
Rosana Lanzelotte. Foto: Barbara Lopes
10. Importância histórica do fado
O Festival, que também vai acontecer em Ouro Preto (MG) nos dias 24, 25 e 26 de maio, faz uma justa homenagem ao fado, expoente maior da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
O ritmo musical teve início no final do século XIX, em Lisboa, e era tocado pelos menos favorecidos. Com uma base musical feita por guitarra portuguesa, os cantores do gênero improvisavam e criavam novas melodias. As palavras nasciam da improvisação ou de versos já escritos.
Fadista Raquel Tavares. Foto: Divulgação
Pra anotar aí:
Fado em Cidades Históricas
Onde: Palácio de Cristal
Quando: 18 e 19 de maio, a partir das 11h
Mais informações: @fadoemcidadeshistoricas e no site fadoemcidadeshistoricas.com.br