Connect with us

Mais de 37 mil pessoas estiveram presentes no primeiro Festival Literário Internacional de Petrópolis

Turismo

Mais de 37 mil pessoas estiveram presentes no primeiro Festival Literário Internacional de Petrópolis

Flipetrópolis aconteceu entre os dias 1 e 5 de maio, no Palácio de Cristal, com mesas de debates, presença de autores renomados, programação infantil e muito mais

O Festival Literário Internacional de Petrópolis, Flipetrópolis, realizado entre os dias 1.º e 5 de maio no Palácio de Cristal, reuniu cerca de 37 mil pessoas para encontros de leitores com os autores, dos autores e autoras entre eles; dos leitores entre si e de todos e todas com a literatura.

Foto: @alnereis

A primeira edição do Flipetrópolis teve o patrocínio do Grupo Águas do Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com apoio cultural do Itaú e da GE Aerospace e parceria da Prefeitura de Petrópolis. Todas as atividades realizadas dentro do Flipetrópolis foram gratuitas.

“O Flipetrópolis foi uma grande celebração da cultura, da diversidade e, sobretudo, da literatura. O Festival deixou uma marca importante em nossa cidade e em nossa cultura. Estamos comprometidos em fazer do Flipetrópolis um evento anual de destaque no calendário cultural da cidade, onde a pluralidade de vozes e a riqueza da literatura possam ecoar pelos próximos anos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“O Flipetrópolis foi grandioso em inúmeros sentidos. Levou para Petrópolis os maiores nomes da atualidade na literatura, com informação e cultura 100% gratuitas para pessoas de diversas partes do Brasil que prestigiaram o evento. É com grande satisfação que patrocinamos o Flipetrópolis, porque acreditamos que, assim como o saneamento, a cultura tem o poder de salvar vidas”, destacou o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche.

Foto: @alnereis

Presenças

O Flipetrópolis nasce do encontro de gigantes da literatura mundial, na conversa histórica entre Conceição Evaristo e Scholastique Mukasonga; na entrevista de Ailton Krenak à jornalista Míriam Leitão; na reafirmação da escrita de mulheres das imortais Ana Maria Machado e Rosiska Darcy de Oliveira; na fala cheia de carisma dos ministros do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia Antunes Rocha e Luís Roberto Barroso; nas reflexões dos autores mais vendidos em todo o país, Itamar Vieira Junior e Carla Madeira; nas interações entre os romancistas Eliana Alves Cruz, Jeferson Tenório e Paulo Scott; no testemunho de vida de ícones como Leonardo Boff e Frei Beto e na escrevivência de Bianca Santana e Lívia Sant’Anna Vaz.

Foto: @bleia

Onde assistir?

Para quem não compareceu ao evento ou deseja rever as mesa, a programação do Flipetrópolis foi transmitida ao vivo pelo YouTube e está disponível clicando aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir