Connect with us

[Dia Mundial do Desenhista] conheça o artista que levou Petrópolis para um cenário de jogos de luta

Cidade

[Dia Mundial do Desenhista] conheça o artista que levou Petrópolis para um cenário de jogos de luta

Jadir Valle é o criador de séries de histórias em quadrinhos e do jogo “Combates de Rua”, que conta com cenários do Centro Histórico, Alto da Serra, Morin e Castrioto

Nesta segunda-feira (15) é celebrado o Dia Mundial do Desenhista. Em Petrópolis, diversos artistas se destacam nessa área. Jadir Valle, de 33 anos, é um deles. Sua carreira teve início em 2015, com histórias em quadrinhos independentes. Em três anos, foram mais de 20 revistas autorais. Seu último projeto foi o jogo “Combates de Rua”, que tem Petrópolis como cenário. 

Fotos: Divulgação

Interesse pelos desenhos

Jadir divide a profissão de operador master com os desenhos. A paixão por desenhar começou desde cedo, na infância, com o incentivo dos pais, e o segue até hoje.

“Meus pais sempre me incentivaram a desenhar, e tudo ficou mais interessante quando meu pai sugeriu que eu criasse meus personagens. A partir daí, comecei a criar minhas primeiras histórias e personagens. Me inspiro em desenhistas famosos como Akira Toriyama – criador de Dragon Ball; Masami Kurumada – criador de Cavaleiros do Zodíaco e Yohihiro Togashi – Criador de Yuyu Hakusho”.

Desenhos como profissão

Foi no ano de 2015, após 8 anos fazendo cursos de desenho e estudando sobre roteiros e criação de cenas, que Jadir colocou a mão na massa e iniciou o selo de publicações independente, o Valleverso. Atualmente, ele tem três séries em histórias em quadrinhos e está produzindo o “Combates de Rua”, que é um jogo de luta.

Foto: divulgação

“Na época eu o chamava de ‘Redfox Studio’, publicando o primeiro volume da minha série em Hqs ‘Hopeless Life’. Depois disso fui expandindo os trabalhos e passei a trabalhar com outras séries. Em 2016, lancei a ‘Rotten Love’, em parceria com um amigo desenhista, Léo Azevedo. Dois anos depois, lancei a série que é meu best seller até hoje, ‘O Mestre dos Combates’. Meus trabalhos costumam contar com meus desenhos e roteiros.  Os personagens foram criados com um objetivo em mente, e sempre tendo alguma função e papel na história”, diz Jadir.

Inspiração

Como inspiração para a criação dos personagens, Jadir explora a mídia e o gênero da história, além da cultura pop.

Foto: divulgação

“A série ‘Hopeless Life’ é uma ficção científica em um presente alternativo, onde o mundo está se recuperando de uma terceira guerra mundial, e uma nova guerra pode acontecer. Os protagonistas são pessoas que estão usando suas habilidades especiais para ir contra seus governos e todos que querem uma nova guerra. A ‘Rotten Love’ é um romance junto de um drama, e explora a relação de um casal que está junto desde a infância, e quando eles completam 5 anos de casado, Matsume é morta em um acidente e Hyrago, que aproveita da posição de um mago para trazer sua amada de volta à vida”.

Participação em eventos

Jadir participou de diversos eventos no Rio de Janeiro, sendo destaque na edição da GGRF de 2018, Anime Friends Tour RJ, de 2019, das edições da Rio Comics de 2018 e 2019 e a Feira da Providência, sendo um dos 24 artistas convidados para compor o “Beco do Bocão” um espaço dedicado aos quadrinistas para homenagear o artista Ziraldo.

Projeto ‘Combate de Rua’

Com a conclusão das séries em quadrinhos, Jadir começou a idealizar e executar o jogo “Combates de Rua”, junto com a sua esposa, Carol Moreira. Para o game, os idealizadores, utilizam a cidade de Petrópolis como cenário. 

Foto: divulgação

“Os ‘Combates de Rua’ é um universo novo e não conta com personagens dos meus quadrinhos, pois meu objetivo é trazer público novo, que nunca teve contato com eles, sem ter que prendê-los a ter que ler os quadrinhos para entender alguma coisa que aparece no jogo. Além de ter a nossa cidade como pano de fundo, ele é um jogo que podemos classificar como um universo paralelo, pois tem sua própria história e linha do tempo, não utilizando personalidades da nossa realidade. Meu objetivo sempre foi trabalhar com fantasia e isso aplica-se nesse projeto também. O jogo atualmente conta com uma demo para PC/Windows disponível para download. São 5 personagens jogáveis e alguns cenários semi-finalizados”, conclui o desenhista Jadir Valle.

Conheça mais o trabalho do artista Jadir Valle aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir