Encontro debate atuação dos Núcleos Comunitários nas chuvas de Petrópolis neste sábado
Evento promovido entre SOS Serra e Defesa Civil ocorre das 8h30 às 17h e é aberto ao público. Vagas são limitadas
Um encontro organizado pela SOS SERRA e pela Defesa Civil, neste sábado (6), irá discutir a atuação da população que atua nos Núcleos Comunitários da Defesa Civil nas recentes chuvas em Petrópolis. O evento ocorre no galpão da associação, na Rua General Rondon, 637, no Quitandinha, das 8h30 às 17h. As vagas para participar são limitadas e as inscrições devem ser feitas aqui.
Foto: reprodução redes socias
Temas
Com 32 NUDECs existentes em Petrópolis, serão levados para a discussão, entre os 50 representantes, os temas: como foi a atuação da população que atua nos Núcleos Comunitários da Defesa Civil nas recentes chuvas em Petrópolis? O que deu certo e o que deu errado? O que pode ser melhor na ação conjunta entre Prefeitura e sociedade civil quando o assunto é prevenção e resposta a desastres?
O objetivo é analisar o passado e pensar em melhores soluções para o futuro.
“Quanto mais preparada estiver a população de uma cidade para uma ameaça, menores são as chances de vítimas e de danos materiais. Todos sabemos que vai chover forte a cada verão em Petrópolis. O que muda é o impacto desses eventos na população,” diz Gisela Simas, fundadora da SOS SERRA.
Programação
A programação do evento inclui uma oficina para criar estratégias de mobilização comunitária na resposta a eventos climáticos, dinâmica para construção de uma teia colaborativa baseada na qualidade de cada participante e um amplo debate sobre como foi a atuação da população junto à Defesa Civil nas chuvas de março, o pode melhorar nos NUDECs para momentos de emergência, quais as possíveis atividades de prevenção nas comunidades e mais.
Cronograma de intercâmbio
Depois deste primeiro encontro, a associação SOS SERRA e a Defesa Civil já têm um cronograma para mais 8 eventos entre líderes de NUDECs durante o ano.
Serão realizadas rodas de conversa para troca de experiências, dinâmicas para intercâmbio de ideias, capacitações para construção de projetos comunitários, oficinas, palestras e muito mais.
“O fortalecimento de lideranças comunitárias tem sido uma prioridade para o aumento da resiliência nas comunidades. São ações de prevenção, preparação e resposta para reduzir riscos e salvar vidas”, diz Rodrigo D’Almeida, diretor de projetos da Defesa Civil de Petrópolis.
“Esses encontros foram uma sugestão dos próprios líderes comunitários na reunião final do projeto de elaboração do plano de emergência da SOS SERRA, que aconteceu em 2023. Essas lideranças sentiam falta de uma troca de experiências presencial entre os Nudecs, além de um mecanismo que unisse as comunidades, potencializando as boas práticas em momentos de desastre. Rapidamente respondemos oferecendo nosso galpão e toda estrutura para fazer isso acontecer”, diz Guilherme Werneck, um dos fundadores da associação SOS SERRA.
Para obter mais informações o número do SOS Serra (24) 99303-8885 está disponível.