Connect with us

Ações preventivas dos comerciantes evitam perdas de estoques durante as chuvas em Petrópolis

Cidade

Ações preventivas dos comerciantes evitam perdas de estoques durante as chuvas em Petrópolis

Alguns lojistas esvaziaram toda a loja com medo de perderem as mercadorias

Diferente do cenário das chuvas que atingiram a cidade no ano de 2022, em que parte dos comerciantes do Centro Histórico de Petrópolis foram prejudicados, as ações preventivas ajudaram a preservar o estoque dos estabelecimentos neste fim de semana. Com o alto índice de acumulados de chuvas, o rio Quitandinha, ao longo da Rua do Imperador, chegou a transbordar, fazendo com que entrasse água em algumas lojas, mas desta vez lojistas estavam mais preparados.

Foto: reprodução redes sociais

Ações preventivas

Na quinta-feira (21), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis emitiu comunicado a todos os comerciantes do Centro Histórico e adjacências sobre os cuidados preventivos com seus estabelecimentos, em especial, com seus estoques de produtos. A orientação era para que aqueles que tinham instalado comportas as deixassem em posição de contenção, inclusive ao longo do final de semana, e que os lojistas dessem atenção especial em manter os estoques em lugares mais elevados.

Estoque preservado

Os responsáveis pela loja de decoração Liv, no número 832 da Rua do Imperador, optaram por esvaziar todo o estabelecimento. O trauma ainda é vivido por eles, que tiveram a loja invadida pelas águas nas últimas enchentes. O comunicado nas redes sociais, preservava não só as mercadorias, mas a integridade dos funcionários, que na sexta-feira, tiveram o expediente encerrado mais cedo, conforme orientação da Defesa Civil.

Foto: reprodução rede social

“Começamos o dia normalmente, com fé de que a chuva prometida não chegaria tão forte. Mas no meio da tarde intensificou e tomamos essa decisão. Estamos todos em casa e em segurança. Infelizmente, é a realidade que estamos vivendo na nossa cidade. Para quem está no Centro desde a última chuva é muito traumático. Corremos para tirar tudo, antes do nível do rio subir. Petrópolis sempre teve essas enchentes, mas antes só tirávamos as mercadorias do chão, porque era o limite que a água chegava. Da última vez, foi diferente, o trauma de 1,80 metro de água nos fez correr para tirar tudo da loja”, dizia  comunicado no Instagram da loja.

Nesta segunda-feira (25), toda a loja foi reorganizada pelos funcionários e aberta ao público. 

O mesmo cuidado foi tomado pelo comerciante e proprietário de um mercadinho em Corrêas, Paulo César. Na localidade, o rio também atingiu um nível elevado de água, causando preocupação aos moradores e comerciantes próximo à ponte do bairro.

“Quando o rio de Corrêas transbordou, já tinha liberado os funcionários para irem pra casa e a loja estava fechada. Mas ainda assim, fica o medo e a insegurança de perder tudo novamente. Na sexta-feira eu fui até a loja à noite pra ver se a enchente tinha atingido as mercadorias, mas graças a Deus a comporta sustentou e não tive nenhuma perda nesse dia”, conta.

Foto: reprodução

Perdas

Com a consciência da segurança dos colaboradores, os dias em que o comércio teve que ficar fechado é lamentando pelo proprietário, que calcula as perdas.  

“É ruim porque pra um negócio, ficar um, dois dias fechado é um impacto muito grande. Mas não tinha o que fazer”, explica Paulo.

Descarte irregular

O descarte irregular dos lixos também é um ponto que o comerciante como um dos agravantes nas enchentes em Corrêas.

“As pessoas jogam muito lixo ali no rio e isso só piora a situação das enchentes aqui na região. Quando o rio enche, vem todo o lixo acumulado de meses”.

Funcionamento das lojas da Rua Teresa

O comércio da Rua Teresa também funcionou normalmente nesta segunda-feira (25). A Associação da Rua Teresa – ARTE informou que a chuva não causou transtornos estruturais ao longo do polo de moda.

A maioria das lojas fechou mais cedo na sexta e muitas não abriram no sábado e domingo, por precaução. Mas, diante do cenário meteorológico, as atividades voltaram ao normal.

“Nossos setores produtivos estão aptos a receber visitantes. A Rua está limpa. Precisamos do nosso comércio funcionando e recebendo clientes para fortalecer a nossa economia. Contamos com auxílio do poder público para a plena recuperação dos locais atingidos na nossa cidade”, disse o comunicado. 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir