Chuvas desta terça causaram alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos em Petrópolis
Acumulado pluviométrico chegou aos 88mm. Defesa Civil registrou oito ocorrências de Corrêas ao Alto da Serra
As chuvas que atingiram Petrópolis no fim da tarde desta terça-feira (5) causaram alagamentos, quedas de árvores e deslizamento de via em diversos pontos da cidade. Até às 8h desta quarta-feira (6), a Defesa Civil do Município contabilizou oito registros.
Queda de árvore próximo ao Alcides Carneiro e deslizamento de via na 24 de Maio. Fotos: Reprodução Redes Sociais
Segundo o órgão, todas as ocorrências já foram atendidas, sem gravidade e sem vítimas. Confira o balanço atualizado:
- 1 registro de ocorrência de deslizamento atingindo a via – Bairro: Correas
- 2 registros de ocorrências de problema na via – Bairros: Cascatinha e Rua Nova (Alto da Serra): área isolada com fita. Na Rua Nova, trata-se de deslizamento em área já interditada pela Defesa Civil. Equipes da Defesa Civil atuam na ocorrência na manhã desta quarta-feira (06)
- 2 registros de ocorrências de queda de árvore – Bairro: Correas
- 1 registro de ocorrência de alagamento atingindo o imóvel – Bairro: Alto da Serra
- 2 registros de ocorrências de infiltração – Bairros: Alto da Serra e Samambaia
Atenção
A cidade está em estágio operacional de atenção. Por isso, é importante evitar áreas alagadas e ficar atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.
A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. O órgão continua monitorando e poderá emitir alertas a qualquer momento.
Acumulados
Os maiores acumulados pluviométricos registrados em 24h foram em:
- Corrêas (Igreja) – 88.2mm (INEA)
- Nogueira – 78mm (INEA)
- João Xavier – 59.8mm (Cemaden RJ)
- Estação Cantagalo – 57.33mm (Ceaden BR)
- Itamarati – 56mm (INEA)
Ações em resposta
Em resposta, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), mobilizou mais de 150 funcionários com o objetivo de retomar a normalidade nas áreas atingidas. Máquinas e equipamentos atuam no corte de galhos e troncos de árvores que fecharam vias, assim como limpeza e na desobstrução dos bueiros.
Foto: Divulgação
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP) também estão nas ruas acompanhando as ocorrências e irão vistoriar a Rua 24 de Maio e o Bonfim. Os funcionários contam com o auxílio de equipamentos, retroescavadeiras e caminhões vacol, (que fazem sucção) para auxiliar no escoamento das áreas alagadas.