Connect with us

Sesc Quitandinha recebe oficinas gratuitas de palhaçaria em março

Agenda

Sesc Quitandinha recebe oficinas gratuitas de palhaçaria em março

Capacitação para iniciantes e profissionais será oferecida pela Casa Brasileira de Palhaços. Inscrições estão abertas

Entre os dias 5 e 9 de março, a Casa Brasileira de Palhaços promove uma capacitação gratuita em palhaçaria no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ). Serão ministradas oficinas e palestras na área, com 30 vagas, para artistas iniciantes e profissionais maiores de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas até 3 de março pelo e-mail circodorio@gmail.com.

Fotos: Instagram @carol.a.freire e divulgação

Musical

A palhaça Currupita e coautora do livro “Palhaços Excêntricos Musicais”, Lilian Moraes, conta que a ideia é capacitar os artistas a desenvolverem um bom número de palhaço excêntrico musical, usando as ferramentas essenciais para o processo criativo (ideia, roteiro, sinopse, perfil do número, construção do instrumento e execução da música), além de criar instrumentos musicais inusitados com objetos do cotidiano.

“O palhaço excêntrico musical é um artista que consegue extrair harmonias musicais de garrafas, penicos e latas. Fazer música atirando moedas sobre uma pedra. Consegue buscar sons, ruídos cômicos e notas musicais de bexigas e bombas de bicicletas, harmonizando, transformando numa pequena sinfonia, sons, ruídos e notas musicais”, explica Lilian.

Programação

A palestra “A arte do palhaço excêntrico musical” será realizada na terça feira (5/3), das 9h às 11h, aberta ao público em geral e transmitida ao vivo pelo canal da Casa Brasileira de Palhaços, no Youtube. As oficinas e palestras contarão com tradução simultânea em libras e audiodescrição.

Confira mais detalhes do conteúdo e programação das atividades:

Oficina de palhaço excêntrico musical (dias 5 a 9, das 9h às 12h) – As quatro relações fundamentais na arte do palhaço: Ele com ele mesmo, ele com o outro, ele com o público e ele com o objeto; Os três tipos de palhaço: O que erra e não sabe que errou, o que erra e diz que foi o outro e o que erra e disfarça; O estado de espírito do palhaço e A dramaturgia do palhaço excêntrico musical.

Oficina de instrumento excêntrico musical (dias 5, a 9, das 14h às 17h) – Noções básicas de música; Pesquisa de objetos do cotidiano que emitem sons; Construção dos instrumentos excêntricos musicais e Treinamento de um número excêntrico musical.

Fotos: divulgação

Pra anotar aí:

Curso de palhaçaria da Casa Brasileira de Palhaços

Onde: Centro Cultural SESC Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla nº 2 – Quitandinha, Petrópolis/RJ

Quando: 5 a 9 de março

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Valor: Gratuito

Nº de vagas para as oficinas: 30 p/ cada oficina.

Público alvo: Artistas iniciantes e profissionais, maiores de 18 anos, interessados em conhecer a arte do palhaço excêntrico musical.

Inscrições: circodorio@gmail.com

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir