Comércio do Centro Histórico de Petrópolis passa a contar com Coleta Seletiva
Serviço vai acontecer de segunda a sexta-feira, a partir das 9h
A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), iniciou na terça-feira (20) a implantação da Coleta Seletiva no comércio do Centro Histórico. A partir de agora, os caminhões da Comdep vão percorrer as principais ruas para recolher os materiais recicláveis, como papel, plástico e metal, que não devem ser misturados ao lixo comum. A coleta vai acontecer de segunda a sexta-feira, a partir das 9h.
Foto: divulgação Comdep
Separando os resíduos corretamente
Equipes do setor de reciclagem da Comdep percorreram os estabelecimentos comerciais do Centro para conversar com os lojistas e explicar como separar corretamente seus resíduos recicláveis e descartá-los de maneira adequada.
Os servidores também distribuíram materiais informativos sobre educação ambiental e o saco plástico transparente, onde os materiais recicláveis devem ser separados.
Ecopontos
Além da coleta seletiva feita de porta em porta, Petrópolis conta ainda com três ecopontos. Eles estão localizados na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na agência Regional da Comdep, em Corrêas e em Araras, na Estrada Bernardo Coutinho. Moradores de comunidades ainda não incluídas nas rotas também podem solicitar a coleta pelo telefone (24) 2235-8437.
Foto: divulgação
Saiba como separar dos materiais recicláveis
- Papel: jornais e revistas, caixas em geral, aparas de papel, envelopes, cartazes velhos, caixa de pizza, cartolinas e papel cartão.
- Vidros: potes de conservas, embalagens, frascos de remédios vazios, copos, cacos dos produtos citados, vidros especiais (tampa de forno e micro-ondas), garrafas.
- Plástico: copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC, caneta (sem a tinta), tampas, potes plásticos, embalagens de produto de limpeza.
- Metal: tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, embalagem de marmitex, papel alumínio limpo, embalagens de aerossóis.
Veja também:
- Em 2023, o número de petropolitanos abaixo da linha da pobreza aumentou em 10%
- Petropolitanos recebem o maior salário médio da Região Serrana, segundo o IBGE
- Censo 2022: Petrópolis é uma das 100 cidades mais populosas do Brasil
- Censo 2022: por que o número de pessoas vivendo em Petrópolis diminuiu na última década?
- Censo 2022: Petrópolis tem a segunda população mais envelhecida da Região Serrana