Connect with us

Carnaval do Sesc Nogueira recebe shows com marchinhas e sambas populares a partir deste sábado

Agenda

Carnaval do Sesc Nogueira recebe shows com marchinhas e sambas populares a partir deste sábado

Carnaval na unidade terá apresentações do projeto Samba de Mãos Dadas, da Mini Fanfarra Corte do Rio e da banda Soul Pepper. Quitandinha também vai abrir as portas para visitas durante o feriadão

O Sesc Nogueira, em Petrópolis, vai entrar na folia! A partir deste sábado (10) até terça-feira (13) a unidade vai receber shows do projeto Samba de Mãos Dadas, da Mini Fanfarra Corte do Rio e da banda Soul Pepper. O público também poderá se divertir com atividades educativas e recreativas. As apresentações do Carnaval Sesc 2024 vão acontecer no Parque Aquático e a entrada é gratuita.

Foto: Antônio Pinheiro

Programação

No sábado (10), às 16h, o projeto Samba de Mãos Dadas, idealizado pelo percussionista Sabão Batukda, vai apresentar um repertório que resgata obras consagradas de compositores fundamentais para a preservação do samba, símbolo da cultura nacional.

No domingo (11) e na segunda-feira (12), a Mini Fanfarra Corte do Rio vai apresentar marchinhas e sambas populares, resgatando a tradição e a memória dos bailes de carnaval. A apresentação vai acontecer às 16h.

Já na terça-feira (13), a partir das 11h, haverá uma apresentação do Cortejo Interativo Carnavalesco. Os personagens Pierrot, Arlequim e Colombina convidam o público a relembrar e cantar inesquecíveis marchinhas ao mesmo tempo em que apresentam de forma teatral pequenos trechos de poemas e contos sobre o carnaval.

Durante as apresentações musicais e as performances os atores também incentivam o público a contar seus carnavais: histórias inesquecíveis, fantasias e o que mais guardarem na memória.

No mesmo dia, a partir das 14h a banda Soul Pepper vai promover uma atividade diferenciada com workshop de percussão e um repertório especial com marchinhas e sambas. O workshop será desenvolvido pelos artistas Dino Fernandes e Jerê Alves.

Foto: Divulgação

 

Carnaval no Quitandinha

Durante feriado de Carnaval, o Centro Cultural Sesc Quintadinha (CCSQ) também vai abrir as portas para o público, sempre das 10h às 17h. Os visitantes terão a oportunidade de conferir a exposição “Da Kutanda ao Quitandinha”, que marca o início das celebrações dos 80 anos do espaço, símbolo de Petrópolis.

Com curadoria de Marcelo Campos, a exposição faz referência à história da edificação e do território onde ela está inserida – uma região com forte identidade afro-brasileira por conta dos quilombos formadores do município.

Outra atração é a visita autoguiada permanente “Sons da memória: uma caminhada sonora”. Acessível por meio de aplicativo de celular e tecnologia de geolocalização, a atração é um audiodrama com personagens inspirados em pessoas reais que viveram os dias de glória do Quitandinha e atuam como guias, conduzindo o ouvinte aos diferentes espaços do centro cultural. É necessário fone de ouvido.

Foto: Divulgação

Pra anotar aí:

Carnaval Sesc 2024

Quando: 10 a 13 de fevereiro

Onde: Sesc Nogueira (Estrada do Calembe, 2000 – Nogueira, Petrópolis/RJ) e CCSQ (Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis/RJ)

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir