#SouCurioso: você sabe por que existe um Obelisco no Centro de Petrópolis?
Veja a explicação da historiadora e presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Maria de Fátima Moraes Argon
O Obelisco é um dos monumentos mais emblemáticos e imponentes de Petrópolis. Medindo 20 metros de altura, a estrutura faz parte da paisagem do Centro Histórico deste 29 de setembro de 1957. Mas você sabe o porquê da construção dele na cidade?
Fotos: reprodução facebook Petrópolis e suas Histórias – Naty Castro
Conversamos com Maria de Fátima Moraes Argon, historiadora e membro do Instituto Histórico de Petrópolis, para entender.
Projeto de urbanização da cidade
A construção do Obelisco estava dentro do projeto de urbanização do centro comercial da cidade, do governo do prefeito Flávio Castrioto de Figueiredo e Mello, e foi uma homenagem aos colonizadores que ajudaram a construir Petrópolis, fato que a elevou à categoria de cidade.
“O centenário da elevação de Petrópolis à categoria de cidade ocorreu no dia 27 de setembro de 1857. O Obelisco foi construído em homenagem à data e à contribuição das primeiras famílias de colonos a Petrópolis, entre eles Pedro II, Conselheiro Paulo Barbosa da Silva, Caldas Vianna, Aureliano Coutinho e Júlio Frederico Koeler”, explica a historiadora.
Para isso, o projeto precisou alargar algumas ruas, como na altura da Praça Dom Pedro, que os rios Palatinato e Quitandinha foram capeados, formando uma nova praça onde foi construído o monumento.
Foto: reprodução facebook Petrópolis e suas Histórias
O projeto do monumento é do engenheiro Glass Veiga e a execução do, também engenheiro, Ellyr Allan Rodrigues.
Curiosidade: O obelisco é o único que se tem notícia de ser oco. Segundo os engenheiros, a construção não poderia ser compacta, pois os Rios Palatinato e Quitandinha estão debaixo, o que comprometeria o seu peso e a sua estrutura.
O Obelisco tem em sua base quatro placas de bronze com os nomes das famílias dos colonizadores, outra com o agradecimento: “Este monumento, marco comemorativo do 1º Centenário da Elevação de Petrópolis à categoria de cidade, foi mandado construir pelo Prefeito Dr. Flávio Castrioto de Figueiredo e Mello, para perpetuar o nome dos que ajudaram Koeler a construir esta cidade, indicar às gerações futuras, desse passado, o caminho do trabalho, da comunidade e do progresso” e uma com o emblema de D.Pedro II.
O monumento é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultura – Inepac.