Connect with us

Apaixonado por ônibus, petropolitano produz miniaturas idênticas dos veículos como hobby

Cidade

Apaixonado por ônibus, petropolitano produz miniaturas idênticas dos veículos como hobby

Com todos os detalhes de um um coletivo, Glaucio leva cerca de 30 dias para produzir cada miniatura

Uma paixão de infância virou motivo de uma coleção já na maturidade para Glaucio Luiz Cesario. Aos 32 anos, o petropolitano produz e coleciona ônibus em miniatura. E o amor e dedicação pelo hobby é tanta, que em oito anos mais de 50 ônibus já foram produzidos por ele.

Foto: arquivo pessoal

Paixão por ônibus

A paixão de Glaucio pelos ônibus ultrapassa gerações. Seu avô foi motorista, assim como seu pai. E mais tarde, também, viria a se tornar a profissão do colecionador.

Era em seu quarto, junto com seu irmão, que Glaucio, ainda criança, já começava a produzir sua coleção.

Foto: arquivo pessoal

“Minha paixão por ônibus começou quando vi meu pai dirigindo os ônibus de Petrópolis. Aí me bateu a vontade de ser motorista igual a ele e meu avô. Desde criança, eu e meu irmão caçula, que hoje também é motorista, fazíamos ônibus de caixas de sapato e de leite. Brincávamos de ter a nossa pequena empresa”, lembra.

Foto: arquivo pessoal

Produção dos ônibus

É na sua casa, no bairro Corrêas, que Glaucio dedica o seu tempo à produção minuciosa das miniaturas dos veículos. Os mínimos detalhes, como os movimentos das rodas e dos elevadores, os letreiros de mudam e acendimento dos faróis, dão realidade aos ônibus das viações de Petrópolis e de outras localidades. Eles levam cerca de 30 dias para ficarem prontos e funcionam perfeitamente, sem deixar ninguém no ponto.

Foto: arquivo pessoal

“Quando eu me tornei motorista e vi uma empresa de ônibus de verdade, minha paixão aumentou ainda mais. Aí comecei a produção de alguns modelos que eu trabalhava e de outras empresas dos municípios vizinhos. Faço das viações Cascatinha, Petro Ita, Cidade Real, Única e Fácil, Útil, Teresópolis, Progresso, Hortênsias. Os tamanhos variam, mas são os ônibus de 57 cm e os micros de 45 cm. A estrutura é feita com papel panamá, os vidros são feitos de acetato e os bancos de papel E.V.A. Os balaústre interno, para a segurança dos passageiros, são de palitos de churrasco. As pinturas de papel cartão e cartolina. Uso tintas para as pinturas internas. Tudo muito resistente”, detalha Glaucio, orgulhoso de seu trabalho.

Foto: arquivo pessoal

Miniaturas como hobby

Atualmente Glaucio trabalha como microempreendedor no ramo do hortifruti e divide seu tempo com a produção das miniaturas, que considera uma terapia, sem almejar lucros. Mas se arrepende, durante a pandemia, ter se desfeito de algumas miniaturas.

“Na pandemia, tive que me desfazer de alguns ônibus. Vendi para os colaboradores de algumas empresas. Voltei a produzir há um ano. Mas sem pretensão comercial, desde sempre, só como hobby, é uma paixão mesmo. Minha esposa é a minha maior incentivadora. Quem sabe um dia faço uma exposição com os ônibus”, conta Glaucio, que compartilha as miniaturas nos grupos do facebook  Miniaturas de Ônibus e Só Ônibus Urbanos.

Foto: arquivo pessoal

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir