Connect with us

[Dia da Saudade] 11 personalidades que se foram e deixaram saudades em Petrópolis

Cidade

[Dia da Saudade] 11 personalidades que se foram e deixaram saudades em Petrópolis

A data é uma oportunidade para relembrar momentos da vida de entes queridos que já se foram

Neste dia 30 de janeiro é celebrado o Dia da Saudade, uma data dedicada a recordar a memória de entes queridos. A Sou Petrópolis separou uma lista com 11 personalidades que, além de deixaram seu legado na cidade, já se foram deixando saudade.

1. Caricaturista Lan

Nascido na Itália em 1925 e radicado no Rio de Janeiro, Lanfranco Aldo Ricardo Rossini, ou simplesmente Lan, é um dos artistas que ajudaram a criar a iconografia que representa o Brasil em todo o mundo. Ainda criança, foi morar no Uruguai, onde desenvolveu um estilo único de desenhar. Morreu no dia 4 de novembro de 2020, em Petrópolis, vítima de pneumonia.

Veja também: 9 curiosidades sobre obra e vida do caricaturista Lan

Foto: Felipe Vasconcellos

2. Fundador do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Philippe Guedon

Philippe Guedon foi o fundador do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e um dos principais líderes populares de Petrópolis. Defensor da democracia e nascido na França, Philippe se mudou pela primeira vez para o Brasil em 1935. Depois disso, voltou em 1950 para o país europeu e retornou ao Brasil em 1957, mantendo residência no Rio de Janeiro. Em Petrópolis, chegou em 1974, fundando o PHS em 1997. Ele morreu aos 88 anos, no dia 25 de outubro de 2020.

Veja também: Para ler antes de votar: 7 frases ditas por Philippe Guedon, maior defensor da participação popular em Petrópolis

Foto: Arquivo pessoal Claudia Guedon

3. Humorista Gil Brother Away

Jaime Gil da Costa, conhecido como Gil Brother Away, passou por diversos programas de televisão e ficou conhecido nacionalmente nos anos 2000 ao fazer parte do elenco do programa Hermes e Renato, da extinta MTV Brasil. Gil nasceu em Petrópolis e carregava o nome da cidade por onde passava. O humorista tinha mais de 87 mil seguidores nas redes sociais e compartilhava a vida pessoal, além de vídeos de humor. No YouTube, mantinha um canal intitulado de “TheBrothers”, com quase 900 mil inscritos. Ele morreu no dia 4 de dezembro de 2023, aos 66 anos.

Foto: reprodução internet

4. Comunicador Gilson Ricardo

O petropolitano Gilson Francisco Borsato trabalhou como comentarista esportivo durante 35 anos, tendo destaque em grandes veículos. Sua carreira começou na antiga rádio Difusora de Petrópolis, narrando jogos de futebol na região dos principais clubes da cidade como, Internacional, Petropolitano, Carangola, Rio Branco e Serrano. Gilson morreu no dia 23 de janeiro de 2023, aos 76 anos.

Foto: reprodução instagram @canaldogilson

5. Religioso José Carlos Medeiros Nunes – Padre Quinha

José Carlos Medeiros Nunes, o Padre Quinha, foi um dos religiosos mais respeitados de Petrópolis. Sacerdote Diocesano, por mais de 15 anos, foi incentivador do Grupo Assistencial SOS VIDA e das pastorais sociais na Diocese de Petrópolis. Além disso, foi idealizador da Associação Oficina de Jesus, entidade que presta assistência espiritual, psicológica, médica e social aos dependentes químicos. Ele morreu aos 57  anos, no dia 18 de janeiro de 2023.

Foto: reprodução instragram @diocesedepetropolis

6. Frei Antônio Moser

Frei Antônio Moser foi colaborador da Diocese, apoiando e contribuindo com a Pastoral da Educação. Ele também atuou como diretor presidente da Editora e do Editorial Vozes, professor de teologia moral e bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis, pároco da Igreja de Santa Clara e diretor do Centro Educacional Terra Santa. O Frei escreveu 27 livros e participou como co-autor de diversas obras e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Ele morreu no dia 9 de março de 2016, aos 77 anos.

Foto: André Carvalho

7. Músico Joãozinho do Cavaco

Joãozinho do Cavaco foi músico em Petrópolis e deixou sua marca como educador musical. Sua escola de música, com foco nas aulas de cavaquinho, no Centro de Cultura, formou inúmeros músicos ao longo dos anos. Suas aulas eram marcadas pelo conhecimento técnico e pela paixão e dedicação à música, inspirando gerações de músicos. Ele morreu aos 74 anos, no dia 18 de dezembro de 2023.

Foto: arquivo divulgação

8. Neyse de Aguiar Lioy

Conhecida como a dama da Cultura de Petrópolis e Embaixadora do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, dona Neyse fazia sucesso na Bauernfest e não perdia nenhuma edição. Junto com outros  mebros, criou um grupo de  preservação das raízes históricas de Petrópolis. Ele morreu aos 88 anos, no no dia 18 de dezembro de 2023.

Foto: reprodução Facebook

9. Fundadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Souvenir Barros

Souvenir dedicou parte de sua vida à promoção da inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Souvenir morreu aos 75 anos, no dia 25 de novembro de 2023.

Foto: reprodução

10. Líder comunitária, Lourdes Petronilho

A petropolitana Lourdes Petronilho ficou conhecida na cidade pelos trabalhos desenvolvidos em prol da população das comunidades, deixando exemplo de luta pela igualdade. Lourdes morreu aos 68 anos, no dia 16 de novembro de 2023.

Foto: reprodução redes sociais

11. Padre Francisco Montemezzo

Padre Francisco ficou a frente da Paróquia do Alto da Serra, em Petrópolis, por mais de 30 anos, quando foi nomeado Pároco Emérito da Paróquia Santo Antônio do Alto da Serra e Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Amor Divino. Indo residir no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino.  Conhecido por ajudar os mais necessitados, visitando-os em suas casas, levando a Palavra de Deus e a ajuda material. Visitando os doentes nos hospitais e em suas casas e atendendo a todos que batiam a sua porta pedindo uma ajuda material ou espiritual. Padre Francisco morreu aos 83 anos, no dia 6 de março de 2021.

Saiba mais: [Personalidades Petropolitanas] Conheça a história e a obra do Padre Francisco: o italiano que cativou Petrópolis

Foto: Divulgação

Conhece mais alguma personalidade petropolitana que deixou saudade e merece está nesta lista?

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir