Séries inéditas sobre Petrópolis terão pré-exibição gratuita no Sesc Quitandinha
Com entrada gratuita, o evento ocorre no sábado (20), às 15h e faz parte da da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos”
As séries ainda inéditas “Petrópolis: Saberes e Sabores”, e “Petrópolis: Cidade Inventada”, dirigidas por por André Meirelles Collazzo, terão a pré-exibição no dia 20 de janeiro, no Centro Cultural Sesc Quitandinha. Com entrada gratuita, o evento ocorre às 15h e faz parte da da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 an00os”, que tem curadoria geral de Marcelo Campos.
Foto: divulgação
Sobre as séries
Cada uma das séries, produzidas pela Prosperidade Content, tem três episódios de trinta minutos cada, apresentados pelo premiado ator e ativista Sidney Santiago Kuanza.
Em “Petrópolis: Saberes e Sabores”, o público irá mergulhar nas histórias da cidade a partir do Museu Imperial, e da relação local com os sabores. Durante a pré-exibição, os espectadores verão trechos do segundo episódio, que aborda o uso das ervas, na culinária, na saúde e na religião.
Foto: divulgação
“Foram os africanos e seus descendentes que trouxeram a tecnologia de como descobrir as minas d’água, as fontes de água potável. Assim, foram eles que localizaram a fonte e construíram o sistema de distribuição de água para os Quilombos da Direita e da Esquerda, onde está hoje a companhia Águas do Imperador, que mantém uma placa de metal no local mostrando sua origem histórica”, diz André Meirelles.
“Petrópolis: Cidade Inventada” revela as várias cidades que convivem no mesmo território. A Cidade Imperial, destino preferido para veraneio de toda a corte no final do século 19; a cidade imigrante, o território ideal para colonos europeus em busca de nova vida; a cidade resistência, reduto de quilombolas que iniciaram o processo de urbanização da região antes mesmo da ideia de construção da cidade.
“A demarcação de terras quilombolas também estão nesta série. “O Palácio de Cristal foi erguido sobre o maior quilombo da cidade, o Central, e a história buscou apagar este fato”, conta André Meirelles Collazzo.
Oficina interativa
Na ocasião, às 11h, também haverá ainda a oficina interativa “Fotocolando Narrativas Petropolitanas”. O designer gráfico e fotógrafo Pedro Henrique Jerônimo vai coordenar as atividades, que incluirão colagens manuais feitas a partir de fotografias, revistas, jornais e outros materiais.
Ao final, as colagens irão compor um grande painel. A inspiração da oficina é a arte abstrata, que a exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos” homenageia, em celebração aos 70 anos da realização da primeira exposição de abstracionismo feita no país, em 1953, nos salões do palácio. A capacidade é de trinta participantes, por ordem de chegada.
Pra anotar aí:
Pré-exibição de trechos das séries “Petrópolis: Saberes e Sabores” e “Petrópolis: Cidade Inventada”
Quando: 20 de janeiro de 2024 (sábado)
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha,
Horário: das 15h às 17h30
Entrada gratuita
Oficina “Fotocolando Narrativas Petropolitanas”
Quando: 20 de janeiro de 2024 (sábado)
Onde: Centro Cultural Sesc Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha
Horário: às 11h
Capacidade: 30 pessoas
Entrada gratuita
Visitação
A Exposição “Da Kutanda ao Quitandinha – 80 anos” tem visitação de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h (conclusão do itinerário até as 18h). Visitas guiadas: terças a domingos e feriados, das 10h às 16h30 (conclusão do itinerário até as 18h). Visitação ao entorno do Lago: terças a domingos e feriados, das 9h às 17h.