Connect with us

Verão 2024 será mais quente e menos chuvoso que os anteriores em Petrópolis por conta do El Niño

Cidade

Verão 2024 será mais quente e menos chuvoso que os anteriores em Petrópolis por conta do El Niño

Especialista do Inmet explica que o fenômeno favorece temperaturas acima da média e chuvas abaixo da média

O verão começa nesta sexta-feira (22) e vai até o dia 20 de março de 2024 em todo o Hemisfério Sul. Em Petrópolis, de acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, a expectativa é de que as temperaturas fiquem acima da média dos últimos anos e que as chuvas fiquem abaixo do esperado. Tudo isto por conta da atuação do El Niño.

Foto: Serra Drone

El Niño

Andrea explica que, segundo o último relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 será considerado o ano mais quente, quando comparado às medições anteriores devido o fenômeno.

“Este ano irá superar até mesmo 2016 que, até então, era considerado o mais quente, devido a um Super El Niño. Neste verão, o pico deste fenômeno será entre dezembro e janeiro, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), aumentando as temperaturas e diminuindo as chuvas, em especial, no Norte e Nordeste do Brasil”.

Chuvas

O El Niño tende a deixar as chuvas abaixo da média. Apesar disto, a estação continua sendo a mais chuvosa de todas. “Durante o verão, há sistemas que atuam e favorecem as chuvas, como as Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que provocam chuvas de três a cinco dias no Sudeste do país. Em dezembro, o El Niño provoca chuvas em forma de temporal, pancadas com trovoadas e rajadas de vento. Mas em janeiro as chuvas se tornam mais uniformes. Em fevereiro, em todo o Rio de Janeiro as chuvas tendem a ficar abaixo da média.”, comenta.

Temperaturas

Ainda segundo a especialista, desde agosto as temperaturas têm ficado acima da média em todo o Brasil. Então a tendência é de um verão muito quente. “As temperaturas médias previstas de dezembro a fevereiro seguem como foi em 2023, que foi o ano mais quente. No Rio de Janeiro, as temperaturas medias ficam entre 22 e 27,5°C, acima da média prevista”.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir