Connect with us

Serratec abre vagas para programa gratuito de residência em TIC Software em Petrópolis

Educação

Serratec abre vagas para programa gratuito de residência em TIC Software em Petrópolis

Programa de qualificação está com inscrições abertas até 8 de janeiro e já formou mais de mil pessoas em um mercado onde sobram vagas e faltam profissionais qualificados

Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do Programa de Residência em TIC do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio. São 148 vagas que se destinam a moradores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. O programa é gratuito e as inscrições vão até 8 de janeiro de 2024 e devem ser feitas através do site, clicando aqui.

Foto: Divulgação

Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter o ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos até julho de 2024. Pessoas com diversidades funcionais (com deficiência e/ou neuro diversas), pesssoas pretas, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade. As aulas online e ao vivo começam em março e vão até julho, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia.

Mercado da tecnologia

Os alunos selecionados vão compor a nona turma qualificada pelo Serratec e as vagas para o programa são bastante concorridas – no ciclo que termina em dezembro de 2023, foram 1.357 inscritos. Essa corrida para o mercado de tecnologia se explica por vários fatores.

Um dos motivos é a transformação dos negócios, cada vez mais voltados para o digital, que traz em si uma carência por trabalhadores no mercado de tecnologia. Por sua vez, os jovens do século XXI são em sua maioria apaixonados pelo universo tech.

O setor é um dos que mais contratou na última década em todo o mundo e deverá seguir contratando pelos próximos anos, inclusive no Brasil. Outro motivo da grande concorrência é a oportunidade que o Programa de Residência em TIC do Serratec oferece para pessoas que não tem acesso facilitado para se qualificar e entrar no mercado de trabalho.

O programa

São cinco anos de programa, 1000 pessoas já qualificadas (até dezembro de 2023) e o índice de contratação imediata supera os 50%. Cicilia Paraquett, coordenadora da Residência em TIC Software, destaca a a emoção em coordenar o projeto e ver a transformação de pessoas e empresas da Região Serrana do Rio.

“É gratificante! Difícil achar outra palavra para descrever o privilégio de poder coordenar o Programa, que transforma vidas, mas não apenas dos residentes, mas das famílias. A integração entre a iniciativa privada, poder público, instituições de ensino e pesquisa são fundamentais, mas o diferencial está em não focar apenas no conhecimento técnico, mas também garantir o desenvolvimento das soft skills, ter as pessoas no centro do processo de aprendizagem e manter um olhar para a Comunidade Serratec.Dev.” ressalta.

O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia.

Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile).

O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

Para saber mais, acesse o site ou o instagram @serratecoficial.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir